Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152687
Título: Uso contínuo de plantel de tambaqui e matrinxã: o aproveitamento máximo de matrizes e reprodutores de espécies amazônicas.
Autoria: O'SULLIVAN, F. L. A.
Afiliação: FERNANDA LOUREIRO ALMEIDA OSULLIVAN, CPAA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS (Manaus/AM). Portfólio: investimentos e resultados de pesquisas do Amazonas - 2023. Manaus: Fapeam, 2023.
Páginas: p. 36-37.
Conteúdo: Com o potencial aquícola do Brasil, faltam tecnologias específicas para os peixes nativos a fim de consolidar essa cadeia como uma commodity. O projeto combinou estudos de biologia reprodutiva (idade da primeira maturação) com experimentos de reprodução (uso repetitivo de matrizes e implantes hormonais) em tambaqui e matrinxã, para otimizar os protocolos de manejo reprodutivo e maximizar o uso dos plantéis. Os principais resultados para o tambaqui foram a caracterização da puberdade, incluindo níveis de esteróides sexuais e das gonadotrofinas, e o desenvolvimento de um protocolo para uso múltiplo (3X/ano) de matrizes. Para o matrinxã, obteveram-se duas reproduções no mesmo ciclo, o que aumentou a rentabilidade da propriedade. O implante de GnRH não foi eficiente em ambas as espécies.
Thesagro: Tambaqui
Matrinxã
Peixe de Água Doce
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Portfolio-Investimentos-e-Resultados-de-Pesquisas-do-Amazonas-Fernanda.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace