Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153033
Título: Palma forrageira e gérmen integral extragordo de milho em dietas para cabras em lactação: perfil de ácidos graxos.
Autoria: CORRÊA, A. M. N.
Afiliação: AGNI MARTINS NUNES CORRÊA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Ano de publicação: 2022
Referência: Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Páginas: 38 f.
Conteúdo: Uma pesquisa recente constatou que a palma forrageira (Opuntia stricta [Haw], Haw) possui uma característica única de reduzir os teores de C18:0 do leite de vacas alimentadas com palma forrageira associada à óleo vegetal. Objetivou-se no presente estudo avaliar os efeitos da substituição parcial do capim elefante (Pennisetum purpuream, Schum) pela palma forrageira e total do milho moído pelo gérmen integral extragordo de milho (GINEX) no perfil de ácidos graxos da gordura do leite de cabras. O experimento foi realizado no setor de Caprinovinocultura do Departamento de Zootecnia (DZ), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na cidade de Recife. Foram utilizadas 12 cabras da raça Saanen em lactação, multíparas, com peso corporal médio de 54 ± 5,0 kg, produção inicial de 2,1 kg de leite/dia e período de lactação médio de 45 ± 7 dias. Os animais foram distribuídos em três quadrados latinos 4 x 4 simultâneos de acordo com a produção de leite e atribuídos a quatro tratamentos em arranjo fatorial 2 x 2, correspondente à duas fontes de energia (milho ou GINEX) e a presença ou não de palma forrageira orelha de elefante mexicana (POEM). Os dados foram analisados utilizando o procedimento PROC MIXED do SAS. Houve aumento (P = 0,03) nos teores de gordura do leite com a utilização do GINEX como fonte de energia. A associação de palma e GINEX proporcionou expressivo aumento (P< 0,001) na concentração CLA cis-9, trans-11 (1,96 g/100 g) e C18:1 trans-11 (1,96 g/100 g) na gordura do leite de cabras. Paralelamente, a utilização de palma diminuiu os teores de C18:0. Quando a palma foi associada ao GINEX, houve redução do C16:0 (20,37 g/100 g). Recomenda-se a utilização de dietas contendo palma forrageira GINEX por aumentar as propriedades nutracêuticas do leite de cabras.
Thesagro: Caprinocultura
Palavras-chave: Anticarcinogênico
Biohidrogenação
Lipídeos
Semiárido
Notas: Orientador: Prof. Dr. Marcelo de Andrade Ferreira. Co orientadores: Dr. Marco Antônio Sundfeld da Gama (Pesquisador Embrapa); Profa. Dr. Andreia Fernandes de Souza; Profa. Dr. Luciana Felizardo Pereira Soares.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PalmaForrageiraGermen.pdf545,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace