Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153383
Título: Produção de neo-machos de tambaqui (Colossoma macropomum) pelo uso de metiltestosterona na ração.
Autoria: MORAIS, I. da S. de
OLIVEIRA, R. G. de S. de
JERÔNIMO, G. T.
O'SULLIVAN, F. L. A.
Afiliação: IRANI DA SILVA DE MORAIS, CPAA; ROSILANE GOMES DE SOUZA DE OLIVEIRA; GABRIELA TOMAS JERÔNIMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; FERNANDA LOUREIRO ALMEIDA OSULLIVAN, CPAA.
Ano de publicação: 2023
Referência: Trabalho apresentado no 10º Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática - Aquaciência, 2023, Florianópolis.
Conteúdo: O tambaqui Colossoma macropomum é um peixe de porte grande e carne saborosa, que compõe o grupo de peixes redondos de grande importância para a piscicultura nacional, principalmente para a aquicultura da região Norte. Em pisciculturas, o desempenho zootécnico em peso e comprimento das fêmeas são superiores aos dos machos. Neste caso, a engorda exclusiva de fêmeas se torna mais rentável, principalmente para o mercado de peixes maiores. A espécie apresenta sistema de determinação sexual cromossômica homogamética feminina (XX), o que possibilita o uso de neo-machos para a produção de lotes femininos. O objetivo deste trabalho foi testar a 17-alfa-metiltestosterona (MT), andrógeno frequentemente utilizado para masculinização de peixes, na inversão sexual de fêmeas de tambaqui.
Thesagro: Colossoma Macropomum
Tambaqui
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aquaciencia-2023-Anais-eletronicos-Neomachos.pdf108,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace