Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153590
Título: Efeitos de hormônios sintéticos na desova, níveis plasmáticos de esteroides sexuais e transcrição de gonadotrofinas em Colossoma macropomum maduros e avaliação econômica do seu uso na produção de larvas da espécie.
Autoria: OLIVEIRA, R. G. de S. de
Afiliação: ROSILANE GOMES DE SOUZA DE OLIVEIRA, Coorientadora: Dra Fernanda Loureiro de Almeida O'Sullivan, CPAA.
Ano de publicação: 2022
Referência: 2022.
Conteúdo: A produção comercial de tambaqui Colossoma macropomum pode ser considerada uma atividade pecuária em desenvolvimento no Brasil e América do Sul. E por esta razão, apresenta ainda desafios a serem superados, inerentes à consolidação de qualquer indústria zootécnica incipiente, em sua constante busca por alta produtividade com sustentabilidade. Dentre os desafios, figura a busca por produtos comerciais a serem utilizados na reprodução da espécie, garantindo o suprimento de todo o ciclo de engorda em cativeiro. Isto porque desde sua domesticação, a produção de tambaqui sempre se baseou no uso de extrato bruto de hipófise de carpa (EBHC), um produto biológico artesanal que representa um risco de veiculação de doenças, e que, por este e outros motivos está sendo cada vez mais condenado pelo órgãos reguladores de produtos pecuários. O grande obstáculo hoje, e que tem sido alvo de vários estudos em diferentes espécies nativas brasileiras, é identificar um produto sintético (e portanto sem risco biológico) com a mesma eficácia que o EBHC, cuja eficiência em induzir a maturação final dos oócitos e ovulação em peixes reofílicos é inquestionável. Esta temática fundamenta a relevância desta tese. O objetivo deste trabalho foi testar diferentes análogos sintéticos do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRHa), disponíveis comercialmente, na indução de tambaqui, verificar seus efeitos nos índices qualitativos e quantitativos da desovas das fêmeas, na produção de esteroides sexuais, na síntese de gonadotrofinas em hipófises de machos e fêmeas maduras, e, por fim avaliar seus custos no uso como indutores reprodutivos para tambaqui. Os resultados apontam estes compostos como alternativos para indução reprodutiva de tambaqui, uma vez que os índices de desova e sobrevivência embrionária, bem como os hormônios plasmáticos investigados foram semelhantes em fêmeas tratadas com estes compostos (em doses únicas) e tratadas com EBHC (duas doses intervaladas de 12 horas). No entanto, nem todas as fêmeas tratadas com GnRHa desovaram, ao contrário das fêmeas que foram induzidas com EBHC. Uma única dose de gonadorelina (GnRHa) induz ao aumento na expressão de lh Beta, ao mesmo tempo em que reduz a transcrição de fsh Beta. A análise dos custos na produção larval de tambaqui indica que a buserelina é o tratamento mais acessível, porém, o que resulta em índice de desova mais baixo. Como os análogos aqui testados promoveram o aumento da expressão de Lh, estimulando desovas com alta qualidade e quantidade de ovos, mais estudos se fazem necessários na otimização de suas dosagens com objetivo de alcançar altos índices de desova, ao mesmo tempo em que os custos envolvidos nesta prática devem ser sempre considerados, para que as novas tecnologias sejam viáveis ao setor produtivo, maior beneficiário dessas pesquisas.
Thesagro: Tambaqui
Colossoma Macropomum
Peixe de Água Doce
Economia
Palavras-chave: Extrato hipofisário
GnRHa
Pituitary extracts
Notas: Tese (Doutorado em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientador: Wallice Luiz Paxiúba Duncan; Coorientadora: Fernanda Loureiro de Almeida O'Sullivan.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese-Rosilane-Oliveira-PPGCARP.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace