Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOIS, G. C.
dc.contributor.authorCAMPOS, F. S.
dc.contributor.authorARAÚJO, C. A.
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.contributor.authorCARVALHO, D. C. de O.
dc.date.accessioned2023-06-26T17:37:30Z-
dc.date.available2023-06-26T17:37:30Z-
dc.date.created2023-06-26
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRevista de la Facultad de Medicina Veterinaria y Zootecnia, v. 70, n. 1, p. 107-124, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154613-
dc.descriptionA limitação, disponibilidade irregular e elevado custo de alguns alimentos que são produzidos em outras regiões e transportados para o semiárido brasileiro para serem fornecidos aos animais são alguns dos principais entraves para a atividade pecuária nessa região, resultando na necessidade de alternativas alimentares, especialmente volumosos com qualidade que possam ser utilizados para os rebanhos. Nessa condição, a melancia forrageira (Citrullus lanatus var. citroides) é um recurso forrageiro em potencial, já que se trata de uma planta de cultivo com ciclo rápido, propagação por sementes e que, além de ofertar nutrientes, é fonte de água aos animais, característica muito apreciada em regiões áridas e semiáridas. Assim, o objetivo desta revisão é traçar um quadro teórico de aspectos relacionados à morfologia, produção e potencialidades de uso da melancia forrageira na alimentação de pequenos ruminantes. Uma busca criteriosa de artigos científicos sobre características morfoagronômicas, produtividade e aplicações da melancia forrageira em dietas para ruminantes foi realizada. Embora se tenham poucos estudos que utilizem a melancia forrageira, os conhecimentos empíricos e científicos obtidos através dos anos indicam o seu uso como uma opção viável para uma complementação alimentar dos rebanhos nas épocas secas. Sua rusticidade aliada à sua resistência no período de pós-colheita são qualidades que lhe confere a qualificação de um recurso forrageiro com grande potencial.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelancia forrageira
dc.subjectAlimento suculento
dc.subjectEspécie forrageira
dc.titleMorfologia, produção e potencialidades na nutrição animal da melancia forrageira (Citrullus lanatus var. citroides): uma revisão.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCucurbitaceae
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.nalthesaurusForage
dc.subject.nalthesaurusForage production
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
riaa.ainfo.id1154613
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-26
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15446/rfmvz.v70n1.100714
dc.contributor.institutionGLAYCIANE COSTA GOIS, UNIVASF; FLEMING SENA CAMPOS, Universidade Federal do Maranhão, Chapadinha, Maranhão; CLEYTON DE ALMEIDA ARAÚJO, UNIVASF; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; DÉBORA CRISTINE DE OLIVEIRA CARVALHO, UNIVASF.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Morfologia-producao-e-potencialidades-na-nutricao-animal-da-melancia-forrageira-2023.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace