Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156148
Título: Determinação da área foliar do capim setária e sua relação com a absorção de nitrogênio em condições de seca e encharcamento.
Autoria: MOREIRA, Y. B.
CASTOR, J. de J. da S.
PEREIRA, A. V.
PASSOS, L. P.
Afiliação: YARA BEATRIZ MOREIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora; JULIETA DE JESUS DA SILVEIRA CASTOR, CNPGL; ANTONIO VANDER PEREIRA, CNPGL; LEONIDAS PAIXAO PASSOS, CNPGL.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE QUIMICA, 5., 2023. Anais... São Paulo: [Sociedade Brasileira de Química], 2023.
Conteúdo: A assimilação de nutrientes como o nitrogênio (N) em espécies vegetais pode ser influenciada por condições de seca e do encharcamento a qual são submetidas, podendo afetar o seu desenvolvimento, bem como seu crescimento foliar. A fim de promover a mensuração da área foliar optou-se por empregar tecnologias alternativas como aplicativos disponíveis tanto para computadores e notebooks quanto para smartphones. Desta forma, o objetivo deste trabalho visou comparar três aplicativos de informática para a determinação da área foliar do capim setária submetido à seca e ao encharcamento. Para tanto, foram comparados os aplicativos Digimizer, ImageJ e Canopeo visando viabilizar a triagem rápida de plantas. Constatou-se que os três programas/aplicativos avaliados obtiveram médias da área foliar não discrepantes. No entanto, o Canapeo mostrou-se mais pratico por ser utilizado em smartphone sendo o processamento mais simples para o usuário. Observou-se também que não houve diferença significativa no Nitrogênio Total entre os tratamentos seca e encharcamento.
Thesagro: Área Foliar
Nitrogênio
Setaria Sphacelata
Grama
Capim
Palavras-chave: Aplicativos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Determinacao-da-area-foliar-do-capim-setaria-e-sua-relacao-com-a-absorcao-de-nitrogenio.pdf482,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace