Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156840
Título: Ocorrência do bicudo-do-algodoeiro em áreas de plantio de algodão no sudoeste do estado da Bahia.
Autoria: FREITAS NETO, J. H. DE O.
LOVISI FILHO, E.
CUSTODIO, D. de O.
BARROSO, P. A. V.
BOGIANI, J. C.
Afiliação: JOSÉ HENRIQUE DE OLIVEIRA FREITAS NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; ELIO LOVISI FILHO, CNPM; DAVI DE OLIVEIRA CUSTODIO, CNPM; PAULO AUGUSTO VIANNA BARROSO, CNPM; JULIO CESAR BOGIANI, CNPM.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17., 2023, Campinas. Anais [...]. Campinas: Embrapa Territorial, 2023.
Páginas: 11 p.
Conteúdo: RESUMO: O algodão é um produto tradicional de exportação do País e desempenha papel importante na economia brasileira. Para a produtividade de uma cultura satisfazer às necessidades socioeconômicas, uma das práticas necessárias é o controle das pragas que podem comprometer a colheita. O objetivo principal deste trabalho é analisar a ocorrência do bicudo-do-algodoeiro, no período do vazio sanitário, na região sudoeste da Bahia, entre os anos de 2020 a 2022, por meio do monitoramento de armadilhas com o feromônio ?grandlure?. A metodologia baseou-se na análise do estado-da-arte sobre o tema, na manipulação de bases de dados advindas do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram processados e analisados usando planilhas do Google Workspace e o software QGIS. Os resultados indicaram que: (1) as armadilhas encontramse mais adensadas na região sudoeste 2; e (2) embora o vazio sanitário tenha se mostrado eficiente na redução da praga, considerando toda a região sudoeste, alguns dos núcleos apresentaram aumento na quantidade de praga capturada. Tal informação serve de alerta para a avaliação do fiel cumprimento às premissas do vazio sanitário na região, tanto no que concerne ao período mínimo de tempo de pousio, quanto na retirada total dos restos culturais do algodoeiro.
Thesagro: Anthonomus Grandis
Feromônio
Palavras-chave: Armadilhas
Manejo de pragas
ISSN: 2965-2812
Notas: CIIC 2023. Nº 23505.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6157.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace