Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorERAZO, R. de L.
dc.contributor.authorSILVA, L. de J. de S.
dc.contributor.authorSANTOS, A. C. dos
dc.contributor.authorALVES, R. B. de S.
dc.date.accessioned2023-10-18T12:24:05Z-
dc.date.available2023-10-18T12:24:05Z-
dc.date.created2023-10-18
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157307-
dc.descriptionO presente estudo irá produzir uma análise dos sistemas de produção das "casas de farinha flutuantes", visando assim, apresentar um retrato da agricultura familiar na região do lago Janauacá, Careiro Castanho (AM). A coleta de dados foi realizada em 7 "casas de farinha flutuantes" durante o mês de novembro de 2021, somando ao todo 57 questões. Os dados quantitativos obtidos foram tabulados no Excel. Dentre os proprietários de "casas de farinha flutuantes": 86% são homens e 14% são mulheres. Todos os entrevistados declararam ser casados. Quanto à idade, 57% dos entrevistados declararam ter mais de 40 anos. Cerca de 29% declararam ter entre 30 e 40 anos. Em termos de escolaridade, 72% dos entrevistados declararam ter o ensino fundamental incompleto. Nenhum entrevistado declarou ter a perspectiva de cursar o ensino superior. Quanto ao município de origem: 57% declararam ter nascido no município de Careiro Castanho e 15% em Manaus. Os entrevistados alegaram não ter acesso a cursos de capacitação gratuitos. Com relação à assistência técnica, afirmaram que não recebem esse tipo de apoio por órgãos governamentais do Estado. As propriedades da região estão dispostas "lado a lado", indo desde uma pequena distância até centenas de metros umas das outras, sempre voltadas de frente para o rio. A dinâmica fluvial é parte integrante da vida e da cultura dos moradores, assim as suas formas de reprodução socioeconômica refletem a influência direta do regime das águas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRuralidade
dc.subjectSustentabilidade
dc.title"Casas de farinha flutuantes": a reprodução socioeconômica nas várzeas do Careiro Castanho (AM).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.description.notesTítulo em inglês: "Floating flour houses": socioeconomic reproduction in the varzeas of Careiro Castanho (AM).
riaa.ainfo.id1157307
riaa.ainfo.lastupdate2023-10-18
dc.contributor.institutionRAFAEL DE LIMA ERAZO, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - SEDUC/AM; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPAA; ALESSANDRO CARVALHO DOS SANTOS, BOLSISTA CPAA; ROSILANE BRUNA DE SOUZA ALVES, BOLSISTA CPAA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
627300.pdf309,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace