Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINTO, J. M.
dc.contributor.authorCORREIA, R. C.
dc.contributor.authorFEITOSA FILHO, J. C.
dc.date.accessioned2023-11-13T18:32:27Z-
dc.date.available2023-11-13T18:32:27Z-
dc.date.created2023-11-13
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 8.; CONGRESSO BRASILEIRO DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 32., 2023, Fortaleza. Agricultura irrigada no Brasil e no mundo: tecnologias científicas de produção sustentável de alimentos. Brasília, DF: INOVAGRI: ABID, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158294-
dc.descriptionNo Brasil, a maior parte dos plantios irrigados de coqueiro é da Variedade Anã, que é mais exigente em água e é menos resistente à seca do que a Variedade Gigante. A cultura do coqueiro adapta-se bem a diversos métodos e sistemas de irrigação. Dentre estes destaca-se como tecnologia de irrigação mais atualizada os sistemas de gotejamento e microaspersão. O manejo da irrigação é um dos fatores indispensáveis na otimização do uso da água. Contudo, para que o manejo da irrigação se proceda dentro de um critério racional, é necessário ter controle sobre a umidade do solo para se determinar, adequadamente, o momento da irrigação e a quantidade de água a ser aplicada. Realizou-se, no município de Glória, BA, Brasil um estudo com objetivo de estudar o consumo hídrico com a cultura do coqueiro anão, (Cocos nucifera) totalizando meio hectare. O espaçamento entre plantas nas linhas foi de 7,0 metros e entre fileiras de plantas 7,0 metros. O sistema de irrigação foi o microaspersão, com um emissor por planta e vazão do emissor de 70,0 L.h-1. A lâmina de água foi calculada com base nos dados meteorológicos e coeficiente da cultura (kc). O momento da irrigação foi determinado pelo uso de tensiômetros. Quantificou-se a produção e calculou-se o uso eficiente de água pela cultura do coqueiro anão. A produção média de frutos por planta foi de 80 frutos. O consumo médio de água por planta variou de 110 L planta-1 dia-1 a 130 L planta-1 dia-1.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCoco anão
dc.subjectUso eficiente da água
dc.titleConsumo hídrico do coco anão irrigado por microaspersão município de Glória, BA.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCoco
dc.subject.thesagroCocos Nucifera
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.nalthesaurusCoconuts
riaa.ainfo.id1158294
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-13
dc.contributor.institutionJOSE MARIA PINTO, CPATSA; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA; JOSÉ CRISPINIANO FEITOSA FILHO, UFPB.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CONSUMO-HIDRICO-DO-COCO-ANAO-IRRIGADO-POR-MICROASPERSAO-2023.pdf150,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace