Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158334
Título: Obtenção de ácido acrílico a partir de ácido lático utilizando zeólitas ZSM-5.
Autoria: NASCIMENTO, A. P. G.
SCHULTZ, E. L.
NAKAI, D. K.
SOARES, I. P.
Afiliação: ANNA PAULA GARCIA NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; EMERSON LEO SCHULTZ, CNPAE; DIOGO KEIJI NAKAI, CNPAE; ITANIA PINHEIRO SOARES, CNPAE.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 7., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF : Embrapa, 2023. p. 227.
Conteúdo: A indústria do petróleo é a maior produtora de ácido acrílico e seus precursores. O ácido acrílico, ou ácido propenoico, possui elevado volume de produção, sendo utilizado principalmente para produção de poliacrilato. Com o advento das biorrefinarias, o desenvolvimento de produtos renováveis vem sendo bastante discutido, ganhando visibilidade e propondo matérias‑primas alternativas e sustentáveis para a obtenção do ácido acrílico. Dessa forma, uma das possíveis rotas disponíveis para estudo é a semissintética, que ocorre a partir da obtenção do ácido lático, por via fermentativa, e desidratação do ácido lático por rota química. O ácido lático ou ácido 2‑hidroxipropanóico, além de ser o ácido orgânico de maior ocorrência na natureza, pode ser obtido de uma variedade de bioprodutos, e possui ampla faixa de aplicação industrial. Neste trabalho foi tratada apenas a conversão do ácido lático em ácido acrílico. Para tanto, foram preparados dois catalisadores utilizando a zeólita ZSM‑5 modificadas com fosfato, onde os catalisadores modificados apresentaram grande potencial para transformar o ácido lático em ácido acrílico.
Thesagro: Ácido Lático
Desidratação
Palavras-chave: Ácido acrílico
Biorrefinaria
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Obtencao-de-acido-acrilico.pdf309,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace