Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, M. G. B. dos
dc.contributor.authorCOSTA, C. R.
dc.contributor.authorPAIVA, A. B.
dc.contributor.authorMENDES, G. de O.
dc.contributor.authorMARTINS, E. de S.
dc.contributor.authorMARCHI, G.
dc.contributor.authorVIANA, R. da S. R.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, C. C. de
dc.date.accessioned2023-11-14T15:32:36Z-
dc.date.available2023-11-14T15:32:36Z-
dc.date.created2023-11-14
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 7., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2023. p. 238-242.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158348-
dc.descriptionO biocarvão de lodo de esgoto (BLE) tem sido apresentado como um melhorador do solo capaz de substituir fertilizantes convencionais. Por possuir altos teores de P, N, Ca e Zn, o BLE pode ser considerado um fertilizante multinutriente. Entretanto, o BLE apresenta baixos teores de K, predominantemente em formas químicas de difícil disponibilização. Uma possível alternativa para aumentar a eficiência do BLE como fornecedor de K seria o seu tratamento com ácidos orgânicos. O ácido oxálico tem se destacado pela sua eficiência em solubili zar K de agrominerais. Considerando que o BLE apresenta formas químicas diversas de K, o presente estudo busca entender o efeito do ácido oxálico na solubilização de K presente em BLEs produzidos em diferentes temperaturas de pirólise (300 °C (BLE300) e 500 °C (BLE500)). Os BLEs foram incubados em soluções de ácido oxálico em diferentes concentrações (0,33 mol/L; 0,67 mol/L e 1 mol/L). Após cada tempo de incubação (3 horas, 12 horas, 24 horas, 2 dias, 5 dias, 7 dias e 10 dias), o BLE foi separado das soluções por meio de filtragem. Os resultados indicaram que o ácido oxálico aumenta a solubilização de K dos biocarvões. Na maior concentração, o ácido oxálico solubilizou cerca de cinco e sete vezes mais K presente no BLE300 e BLE500, respectivamente, comparados ao controle (em água). Os resultados também mostraram que a reação acontece de forma rápida e a maior parte da liberação de K acontece logo nas três primeiras horas. Portanto, conclui?se que o ácido oxálico foi eficiente em liberar K dos BLE, aumentando assim o potencial fertilizante dos biocarvões. Estudos devem ser realizados para entender a ação do ácido oxálico na liberação de K de BLE no sistema solo?planta.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIodo de esgoto
dc.subjectSolubilização de potássio
dc.titleÁcido oxálico aumenta a solubilização de potássio de biocarvão de lodo de esgoto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁcido Oxálico
dc.subject.thesagroPotássio
dc.subject.nalthesaurusBiochar
riaa.ainfo.id1158348
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-14
dc.contributor.institutionMARCELA GRANATO BARBOSA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; CAMILA RODRIGUES COSTA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ANDRESSA BLASI PAIVA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GILBERTO DE OLIVEIRA MENDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; GIULIANO MARCHI, CPAC; RHAILA DA SILVA RODRIGUES VIANA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; CÍCERO CÉLIO DE FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Acido-oxalico.pdf245,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace