Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158431
Título: Produção de biogás a partir de bagaço de cana-de-açúcar e frações pré-tratadas.
Autoria: MARQUES, R. M.
WOJCIECKOWSKI, F. O.
VIGNA, G. de S.
RODRIGUES, D. de S.
BASTOS, J.
GAMBETTA, R.
Afiliação: RAFAEL MOREIRA MARQUES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; FELIPE ORCELLI WOJCIECKOWSKI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GABRIEL DE SZECHY VIGNA, UNIVERSIDADE DE BRASILIA; DASCIANA DE SOUSA RODRIGUES, CNPAE; JHENIFER BASTOS, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; ROSSANO GAMBETTA, CNPAE.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 7., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2023. p. 158.
Conteúdo: O ensaio de Potencial Bioquímico de Metano (PBM), ou Biochemical Methane Potential (BMP), é um método usado para avaliar a quantidade de metano que pode ser produzido a partir da decomposição anaeróbica de diferentes matérias orgânicas. A finalidade do estudo foi analisar o potencial de geração de biogás e biometano a partir do bagaço de cana‑de‑açúcar e de produtos provenientes da auto‑hidrólise, sendo eles o sólido pré‑tratado, o hidrolisado e a combinação dos dois. Além disso, houve o objetivo de observar se existe algum tipo de inibição, por meio da relação inóculo e substrato (RIS). A auto‑hidrólise foi realizada a uma temperatura de 180 °C, durante 40 minutos e com uma proporção de 10 gramas de água para cada grama de bagaço de cana seco. Os quatros substratos foram capazes de gerar biogás. No entanto, na RIS 1:1, tanto o hidrolisado quanto o sólido pré‑tratado mais o hidrolisado não apresentaram geração de gás metano.
Thesagro: Bagaço
Cana de Açúcar
Hidrolise
Palavras-chave: PBM
RIS
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Producao-de-biogas-a-partir-de-bagaco.pdf314,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace