Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRANDALISE, E. F.
dc.contributor.authorGARCIA, L. C.
dc.contributor.authorDUARTE-BRANDAO, L. T.
dc.contributor.authorALMEIDA, J. R. M. dept_BR
dc.date.accessioned2023-11-16T19:32:36Z-
dc.date.available2023-11-16T19:32:36Z-
dc.date.created2023-11-16
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 7., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa Agroenergia, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158441-
dc.descriptionO uso de fertilizantes químicos na agricultura brasileira se intensificou com a expansão da fronteira agrícola. Porém, a utilização desses insumos em culturas agrícolas gera danos ambientais. Assim, a substituição deles por biofertilizantes se torna essencial para um futuro sustentável. Este trabalho possui como objetivo a caracterização e a seleção de linhagens selvagens de leveduras multicompetentes para a produção de ácido indolacético (IAA) e para a biossolubilização de fósforo (P) em meios com Ca3(PO4)2, FePO4 e AlPO4, a fim de buscar linhagens com potencial para biofertilização. Para a determinação da solubilização de P, setenta e duas linhagens de leveduras de diferentes espécies foram inoculadas em meio sólido NBRIP contendo Ca3(PO4)2, FePO4 ou AlPO4. A avaliação foi realizada por meio do índice de solubilização (IS), calculado por meio da razão da média das medidas de halos formados por solubilização do meio pela média do diâmetro das quatro colônias, por placa. Para a quantificação de IAA, as leveduras foram inoculadas em meio líquido de YPD com L‑triptofano (L‑Trp) 0,1% e amostras foram retiradas após 120 horas para quantificação do fitormônio por método colorimétrico. Por fim, doze linhagens que demonstraram produção de IAA entre 13 μg/mL e 65 μg/mL foram selecionadas e avaliadas quanto à solubilização de P em meio líquido NBRIP com as fontes fosfóricas Ca3(PO4)2, FePO4 e AlPO4. Os resultados revelaram que as leveduras estudadas somente apresentam capacidade de formação de halos de solubilização em meio sólido com Ca3(PO4)2. No entanto, houve solubilização de P em meio líquido com todas as fontes fosfóricas. Quanto à multicompetência, os dados apontam que, dentre as 72 linhagens avaliadas de 29 espécies diferentes, destacaram‑se três linhagens de diferentes espécies. Desse modo, tais linhagens são candidatas promissoras para a biofertilização de culturas comerciais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleSeleção de linhagens de leveduras multicompetentes em produção de ácido indolacético e biossolubilização de fósforo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiofertilizante
dc.subject.thesagroFósforo
dc.subject.thesagroÁcido Indolacético
dc.subject.thesagroLevedo
dc.format.extent2p. 189-193.
riaa.ainfo.id1158441
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-16
dc.contributor.institutionEDUARDO FRANCO BRANDALISE, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
dc.contributor.institutionLORENA COSTA GARCIA CALSING, CNPAEpt_BR
dc.contributor.institutionLIVIA TEIXEIRA DUARTE BRANDAO, CNPAEpt_BR
dc.contributor.institutionJOAO RICARDO MOREIRA DE ALMEIDA, CNPAE.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Selecao-de-linhagens-de-leveduras.pdf514,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace