Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159075
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQUEIROZ, J. F. de
dc.contributor.authorHOMMA, A. K. O.
dc.contributor.authorFILGUEIRAS, G. C.
dc.contributor.authorMENEZES, A. J. E. A. de
dc.contributor.authorREYMÃO, A. E. N.
dc.contributor.authorSANTOS, M. A. S. dos
dc.date.accessioned2023-12-04T12:34:29Z-
dc.date.available2023-12-04T12:34:29Z-
dc.date.created2023-12-04
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationResearch, Society and Development, v. 11, n. 13, e189111335284, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159075-
dc.descriptionProdutos Florestais Não-Madeireiros (PFNMs) são aqueles de origem vegetal, na região Norte do Brasil a castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K) merece destaque, uma vez que é fonte de renda para inúmeras comunidades na Amazônia, além de um dos principais PFNMs exportados pelos estados dessa região. Entretanto o extrativismo da castanha-do-pará enfrenta desafios como as questões ambientais, crescimento da fronteira agropecuária e das cidades, questões climáticas, além de um modelo de extração que emprega baixo nível tecnológico e demanda grande quantidade de mão-de-obra. Este estudo tem como objetivo analisar a produção de castanha-do-pará quanto ao comportamento da quantidade produzida (1968-2020) e preço para o período de 1990-2020 e de exportações e importações, para o período de 1997-2021 e aspectos ligados ao consumo da castanha, para que seja possível compreender o mercado e a produção deste importante PFNM para a Amazônia. Observou-se que a produção de castanha oscila entre picos de queda e crescimento, decorrente de variáveis climáticas e alternância de safra, resultando reflexos no nível de preços. As exportações brasileiras concentram para Estados Unidos, Austrália e países europeus. Com relação as importações esta ocorreu, especialmente, da Bolívia a atual líder de mercado, mesmo estando entre os três produtores mundiais. Concluiu-se que embora questões de produção e mercado costumam ser associados exclusivamente a questões de ordem econômica observa-se que a castanha-do-pará está associado com a expansão da fronteira agrícola e uma possível ligação com as questões climáticas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleProdução e mercado dos produtos florestais não-madeireiros: o caso da castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K.).
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCastanha do Para
dc.subject.thesagroMercado
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Agrícola
dc.subject.thesagroBertholletia Excelsa
riaa.ainfo.id1159075
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-04
dc.contributor.institutionJAQUELINE FONTEL DE QUEIROZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; ANA ELIZABETH NEIRÃO REYMÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Producao-e-mercado.pdf487,19 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace