Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCANGANI, A. C. V. C.
dc.contributor.authorLIRA, A. C. de
dc.contributor.authorMARINHO-PRADO, J. S.
dc.contributor.authorMASCARIN, G. M.
dc.date.accessioned2024-01-15T12:32:53Z-
dc.date.available2024-01-15T12:32:53Z-
dc.date.created2024-01-15
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO (SICONBIOL), 17., 2023, Juazeiro.Anais... Juazeiro: SEB; Embrapa; Univasf, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160798-
dc.descriptionA mistura de fungos entomopatogênicos para o controle biológico de pragas têm sidouma tendência no desenvolvimento de bioinseticidas no Brasil. O presente trabalho tem comoobjetivo avaliar o efeito de isolados de Beauveria bassiana (CMAA1655) e Cordyceps javanica(CMAA 1657), individualmente e em combinação, na sobrevivência de Spodoptera frugiperda(Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae). Blastosporos desses isolados foram cultivadosseparadamente em meio de cultura líquida com relação carbono:nitrogênio (C:N) de 36:1 por trêsdias. Suspensões de blastosporos dos isolados, tanto individuais quanto em combinação, foramajustadas à concentração de 5x106 blastosporos viáveis/ml e pulverizadas sobre lagartas de 2ºínstar. O efeito desses blastosporos na mortalidade das lagartas foi avaliada diariamente durante 10dias após a pulverização. Lagartas infectadas por B. bassiana e C. javanica, causaram umamortalidade de 71% e 57%, respectivamente com tempo letal mediano de 5 e 6 dias. A combinaçãodos isolados causou mortalidade de 75% com tempo letal mediano de 3 dias. As curvas desobrevivência obtidas pelos tratamentos com a mistura dos isolados e somente com B. bassianaforam estatisticamente iguais, porém a taxa de mortalidade foi mais rápida nesses tratamentos doque com a suspensão de C. javanica. Esses resultados indicam que o uso desses isolados de fungosentomopatogênicos em combinação não resultaram em sinergismo nem em maior eficiência do quequando aplicados sozinhos. Portanto, novos estudos devem ser conduzidos com diferentesproporções dos isolados na mistura e sua bioeficácia.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFermentação líquida
dc.subjectLagarta-do-cartucho
dc.subjectCordyceps javanica
dc.titleCombinação de blastosporos de Beauveria bassiana e Cordyceps javanica proporciona sinergismo no controle de Spodoptera frugiperda?
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBeauveria Bassiana
dc.subject.thesagroSpodoptera Frugiperda
dc.subject.thesagroControle Microbianopt_BR
dc.subject.nalthesaurusMicrobiome
dc.format.extent2p. 334.
riaa.ainfo.id1160798
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-15
dc.contributor.institutionANA CLARA VIEIRA CANGANI, Embrapa Meio Ambiente; ALINE CESAR DE LIRA, Departamento de Biossistemas, ESALQ/USP; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; GABRIEL MOURA MASCARIN, CNPMA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RA-Marinho-PradoJS-et-al-17-SICONBIOL-2023-p334.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace