Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161554
Título: Cultivo de videiras jovens em solos com excesso de cobre: avaliação do acúmulo de matéria seca e nutrientes.
Autoria: MELO, G. W. B. de
BRUNETTO, G.
SCHAFER JUNIOR, A.
KAMINSKI, J.
Afiliação: GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; GUSTAVO BRUNETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; ALENCAR SCHAFER JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; JOÃO KAMINSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CI^}ENCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado, RS. Anais... Conquistas e Desafios da Ciência do Solo Brasileiro. Gramado: CBCS, 5 a 10 ago. 2007. p. 4675-164.
Conteúdo: As aplicações sucessivas de fungicidas cúpricos em vinhedos aumentam o teor de cobre no solo, o que pode alterar o estado nutricional das videiras. O trabalho objetivou avaliar a modificação do acúmulo de matéria seca e nutrientes em videiras jovens cultivadas em dois solos com excesso de cobre. O trabalho foi realizado em casa de vegetação na Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS. As videiras do porta-enxerto Paulsen 1103 foram transplantadas para vasos contendo um solo Cambissolo Húmico e um Neossolo Litólico e submetidas a aplicação de 0; 16,6; 33,3 e 66,6 mg de Cu kg-1. Depois de 60 dias de cultivo as plantas foram retiradas dos vasos e separadas em folhas, ramos e raízes. As partes das plantas foram secas em estufa, determinado a produção de matéria seca e analisado Cu, N, P e K. Em cada vaso foi retirada uma amostra de solo e determinado Cu. Os resultados mostraram que a produção de matéria seca e o acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio nas diferentes partes da videira diminuem com o aumento da disponibilidade de cobre no solo com menor teor de matéria orgânica.
Thesagro: Solo
Palavras-chave: Cultivo de videira
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
trab-4675-164.pdf51,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace