Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161968
Título: Monitoramento de fitopatógenos da parte aérea nas culturas de soja e milho no sistema ILPF da Embrapa Agrossilvipastoril, safra 2022/2023.
Autoria: RISPOLLI, A. C.
WRUCK, D. S. M.
MAGALHÃES, C. A. de S.
VERSARI, L. R.
Afiliação: ARTHUR CARLOTA RISPOLLI, UNIFASIPE; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; LUCAS RODRIGUES VERSARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 12., 2023. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2023. p. 58.
Conteúdo: Resumo: Desde a safra 2011/2012 é conduzido, na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, MT, um experimento de integração lavoura-pecuária-floresta de longo prazo, constituído de 10 tratamentos e o objetivo deste trabalho foi monitorar a incidência e severidade de doenças nas culturas da soja e do milho na safra 2022/23. Os tratamentos que contém as culturas são: LAV (lavoura de soja seguida de milho + braquiária), ILPF1 (integração lavoura-pecuária-floresta, lavoura conforme LAV, porém com rotação com pecuária a cada 2 anos); ILPF2 (integração lavoura-pecuária-floresta, com lavoura conforme LAV e entrada de animais após a colheita de milho, todos os anos); ILP (integração lavoura-pecuária, lavoura conforme LAV e rotação com pecuária a cada 2 anos) e ILF (integração lavoura-floresta). Utilizou-se o delineamento em blocos completos casualizados, com 4 repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Todos os tratamentos foram conduzidos em parcelas de 2 hectares (ha), exceto o LAV, onde a parcela é de 1 ha. O material de soja utilizado foi BG Neo 750 Ipro e o de milho foi B2612PWU. O componente florestal foi o eucalipto Urograndis clone H13, plantado em sentido leste-oeste, e as culturas de soja e milho foram conduzidas de acordo com as recomendações técnicas, de forma uniforme, em todos os tratamentos. Na cultura da soja foram realizadas pulverizações de fungicidas para prevenção da ferrugem asiática da soja. As avaliações de severidade e incidência de doenças na cultura da soja foram realizadas na fase de início de florescimento (R1) e enchimento de grãos (R5.1), no terço médio das plantas. Na cultura do milho as avaliações de incidência e severidade de doenças foram realizadas na folha da espiga, durante a fase de grão leitoso. Na cultura da soja ocorreu somente mancha alvo (Corynespora cassiicola), com 15% de severidade na fase R5.1. Na cultura do milho, foi observada somente cercosporiose (Cercospora zeae-maydis), em baixa severidade (0,1%) na folha da espiga. As duas doenças manifestaram-se de forma uniforme em todos os tratamentos e não foi observada incidência de outras doenças. Os diferentes sistemas de produção, sob mesmo manejo de controle de doenças, influenciaram na ocorrência e/ou severidade de mancha alvo na cultura da soja e de cercosporiose na cultura do milho.
Thesagro: Corynespora Cassiicola
Mancha Alvo
Agrossilvicultura
Palavras-chave: Cercospororiose
Série: (Embrapa Agrossilvipastoril. Eventos Técnicos & Científicos, 1)
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace