Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163404
Título: O efeito de diferentes comprimentos de luz leds sobre o desenvolvimento in vitro da espécie pataqueira (Conobea Scoparioides (Cham. & Schltdl.) Benth).
Autoria: COSTA, M. S. M. da
FERREIRA, T. A. A.
SILVA, A. C. B. da
SILVA, E. de J. F.
GUEDES, A. S.
RAMOS, N. de J. C.
LAMEIRA, O. A.
Afiliação: MARIA SINTIA MONTEIRO DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; TÁSSIA ALANA ALVES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; ANA CAROLINE BATISTA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; EMILLY DE JESUS FRANCO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; ALEX SANTOS GUEDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; NADRIELLI DE JESUS CHECHI RAMOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU.
Ano de publicação: 2023
Referência: Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 12, p. 17543-17556, 2023.
Conteúdo: O uso de LEDs, como fonte de radiação no cultivo de plantas, tem despertado considerável interesse nos últimos anos, por estes também possuírem vasto potencial para a aplicação comercial. A espécie Conobea scoparioides (Pataqueira) sendo nativa da Amazônia brasileira, tendo uso reportado como purgante, acaricida, antifúngico, antimalárico, antitérmico e leishmanicida. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes comprimentos de luz LED sobre o desenvolvimento in vitro da espécie Pataqueira. O estudo, conduzido no Laboratório de Biotecnologia e Recursos Genéticos da Embrapa Amazônia Oriental, utilizou explantes de plantas micropropagadas in vitro. Os explantes (segmento nodal) da pataqueira, medindo aproximadamente 1 cm, foram inoculados em frascos de 250 mL contendo 30 mL de meio MS (Murashige e Skoog, 1962). Os meios foram suplementados com sacarose (30,0 g.L-1), o pH foi ajustado a 5,7 ± 0,1 e em seguida gelificados com ‘Phytagel’ (3,0 g.L-1). Após a inoculação, os frascos foram acondicionados em uma sala com temperatura de 25 ± 1°C em 4 diferentes comprimentos de onda: LED branca: tratamento 1:26 μmol.m-2.s-1, LED verde: tratamento 2: 15 μmol.m-2.s-1, LED azul: tratamento 3: 23 μmol.m-2.s-1, LED amarelo: tratamento 4: 13 μmol.m-2.s-1. O fotoperíodo foi de 12 horas/dia. Durante 120 dias, as alturas das plântulas e o número de brotos foram mensalmente avaliados. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC). A diferença das amostras foi calculada com a utilização do software BioEstat versão 5.3. Na avaliação de 30 e 60 dias, não houve diferença estatística na altura média das plântulas entre os tratamentos, para 90 dias o tratamento branco tem melhor resultado média 5,13 cm, para 120 dias os tratamentos verde e amarelo possuem melhor desempenho. Quanto ao número médio de brotos, houve diferença estatística significativa se destacando os tratamentos verde e amarelo. Para os teores de clorofila e carotenoides os diferentes comprimentos de onda influenciam nesses parâmetros. Conclui-se que os tratamentos verde e amarelo tiveram os melhores resultados nas variáveis altura, brotação, clorofila e carotenoides.
Thesagro: Planta Aromática
Cultura de Célula
Célula Vegetal
Planta Medicinal
Biotecnologia
Digital Object Identifier: 10.55905/cuadv15n12-130
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LedPataqueira.pdf323,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace