Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167437
Title: Transmissão espacial de preços entre mercados produtores de suínos do sul e sudeste brasileiro.
Authors: CASTRO, A. C. de
CUNHA, C. A. da
WANDER, A. E.
Affiliation: ALINE CARVALHO DE CASTRO, INSTITUTO FEDERAL GOIANO; CLEYZER ADRIAN DA CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 62., 2024, Palmas. Bioeconomia, cadeias de valor e desafios do desenvolvimento regional: [anais...]. Brasília, DF: SOBER, 2024.
Description: O objetivo do presente artigo consiste em analisar a transmissão de preços entre os mercados produtores de suínos do Sul e Sudeste brasileiro. O trabalho pretende ainda identificar o mercado central, estimar se a lei do preço único (LPU) é satisfeita e averiguar se há custos de transação entre os mercados. A fundamentação teórica está baseada nos conceitos e teorias de transmissão espacial de preços: integração de mercado, arbitragem e lei do preço único. Para atingir o objetivo foram utilizados dados diários de preços do suíno vivo recebido pelos produtores em cinco estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, disponibilizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). O arcabouço metodológico contou com testes de cointegração de Engle e Granger, Johansen e o modelo vetorial de correção de erros (VEC) e o modelo vetorial de correção de erro com threshold (TVEC). Os resultados mostraram alta elasticidade de transmissão de preços do estado de Minas Gerais para as demais praças. São Paulo e Paraná ajustam os preços mais rápidamente a desvios que ocorrem nos preços em Minas Gerais, e três pares de mercado apresentaram custos de transação significativos: São Paulo-Minas Gerais; Paraná-Minas Gerais e Santa Catarina-Minas Gerais. A diferença de preços entre São Paulo e Minas Gerais deve ser de pelo menos 3,98% para que os arbitradores ajustem a oferta e direcionem o preço para uma situação de equilíbrio. Para Santa Catarina esta diferença deve ser de 7,49% e, para o Paraná, de 11,57%. São Paulo e Paraná conseguem eliminar metade dos desvios nos preços em 5 e 4 dias, respectivamente, e Santa Catarina em 24 dias. A cointegração com threshold não se mostrou significativa para o Rio Grande do Sul, indicando que o ajuste de preços se dá de forma constante.
Thesagro: Economia Agrícola
Política de Preço
Mercado
NAL Thesaurus: Agricultural economics
Market economy
Economic threshold
Keywords: Threshold Error Correction Vector Model
Arbitragem
Lei do preço único
ISBN: 978-65-272-0678-1
DOI: https://doi.org/10.29327/62-congresso-da-sober-397784.817082
Notes: SOBER.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sober-2024-acc.pdf567.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace