Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176971
Title: Perdas no processo fermentativo de ensilagem de cana-de-açúcar aditivada com casca de soja
Authors: CARNEVALLI, R. A.
CARVALHO, G.
MATOS, L. R. de
FREITAS, F. M. C.
Affiliation: ROBERTA APARECIDA CARNEVALLI, CNPGL; GRAZIELE CARVALHO, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; LEANDRO RIBEIRO DE MATOS, CNPGL; FERNANDA MARA CUNHA FREITAS, CNPGL.
Date Issued: 2010
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Description: Aditivos no momento da ensilagem da cana-de-açúcar trazem benefícios na fermentação e no valor nutritivo. O objetivo deste experimento foi avaliar as perdas quantitativas durante a fermentação da cana aditivada com combinações de uréia e casca de soja. Os 8 tratamentos combinaram inoculante bacteriano, 0,5% de uréia e 10 ou 20% de casca de soja em 9 períodos pósfechamento do silo (1, 2, 3, 7, 15, 30, 60, 120 e 180 dias) e 3 repetições. Foram avaliados teor de matéria seca, pH e perdas totais, por gases e por efluentes. As silagens aditivadas com casca de soja apresentaram menor redução de pH em função do maior teor de matéria seca (MS) inicial e da maior capacidade de tamponamento das proteínas presentes na massa. Os teores de MS reduziram de 38 para 32% do início ao final do período de incubação, sendo a queda de 17,5%, devido à formação de água metabólica pela fermentação alcoólica. A proporção de perdas totais de MS (efluente + gases) entre os tratamentos variou de 18 a 22%. As perdas por gases foram semelhantes e ao redor de 7%, exceto para os tratamentos com 20% de casca de soja que ficaram abaixo de 2,5%. Houve uma sensível redução de pH durante o processo fermentativo promovido pela anaerobiose do ambiente. A partir dos 60 dias de incubação, houve aumento nas perdas pela fermentação. Quantitativamente, a adição de casca de soja alterou pouco os níveis de perdas de matéria seca.
Thesagro: Uréia
Inoculante
Bactéria
NAL Thesaurus: Lactobacillus buchneri
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perdas-no-processo-fermentativo-de-ensilagem-de-cana-de-acucar.pdf414.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace