Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177838
Title: Caracterização e destinação de resíduos em casa de vegetação da Embrapa Semiárido.
Authors: LUBARINO, P. C. da C.
VERA, G. de S.
BARROS, E. S. de
FIGUEIREDO, R. M. C.
SILVA, V. S. L.
Affiliation: PALOMA CLEMENTINO DA CRUZ LUBARINO, CPATSA; GEANIA DE SOUSA VERA; EDNA SANTOS DE BARROS, CPATSA; RAQUEL MOTA CARNEIRO FIGUEIREDO, CPATSA; VIVIANE SIQUEIRA LIMA SILVA, CPATSA.
Date Issued: 2014
Citation: In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE METODOLOGIAS E GESTÃO DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA, 19.; SIMPÓSIO SOBRE PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS E A RASTREABILIDADE DOS RESULTADOS DA AGROPECUÁRIA, 6., 2014, Fortaleza. Unir talentos para ultrapassar fronteiras: anais. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2014.
Description: As pesquisas realizadas em casa de vegetação são geradoras de uma diversidade de resíduos, porém, de volume reduzido quando comparado aos resíduos industrial e doméstico. De qualquer forma, caracterizar os resíduos torna-se muito importante para a correta destinação dos mesmos. O objetivo deste trabalho foi classificar os resíduos como perigosos e comuns, e quantificar os resíduos gerados no período de seis meses e assim fazer a destinação correta dos mesmos de acordo com o plano de gerenciamento de resíduos da unidade (PGRS). Os resíduos em estudo foram resultantes da avaliação de resistência de plantas de melancia ao nematóide das galhas. Por meio do levantamento dos materiais gerados durante este experimento foi possível classificá- los como resíduos químicos, biológicos e comuns. Assim, obteve-se como resíduos químicos: os agrotóxicos Score e Rovral, biológicos: solos contaminados com o nematóide e comum: as luvas de procedimento cirúrgico, as garrafas de hipoclorito de sódio e os copos descartáveis de 500 ml. Os químicos foram classificados de acordo com o conceito normatizado no Brasil para o potencial de periculosidade ambiental (PPA) e Toxicológica, que constam na embalagem dos agrotóxicos. Assim, o agrotóxico Score teve o PPA na Classe II, como muito perigoso e definido na Classe I, como extremamente tóxico, já o agrotóxico Rovral, defini-se para o PPA na Classe II, como muito perigoso e na Classe III, como medianamente tóxico. O volume gerado de resíduos classificados como perigosos foi de 1 L, para os fungicidas Score e Rovral (cada um) e de 175,5 L de solo contaminado com o nematóide das galhas. A porcentagem de resíduos sólidos gerados de classificação comum foi de 3% de garrafas de hipoclorito de sódio, 20% de luvas de procedimento cirúrgico e 77% de copos descartáveis de 500 ml. A destinação final adotada pela Unidade determina que os agrotóxicos líquidos devem ser acondicionados em recipientes constituídos de material compatível com o líquido armazenado, com tampa rosqueada, e devidamente identificados com o símbolo de risco associado, de acordo com a NBR-7500 da ABNT. Estes são armazenados temporariamente no GERECAMP para realizar a disposição final através de empresa responsável. O solo contaminado foi autoclavado e reutilizado. As luvas foram coletas pela empresa terceirizada, responsável pela incineração do material, as garrafas e os copos descartáveis com resíduos de solo, foram destinados ao lixo comum (aterro sanitário).
Thesagro: Resíduo
Eliminação de Resíduo
Resíduo Quimico
Resíduo Orgânico
Resíduo Agrícola
NAL Thesaurus: Crop residue management
Chemical residues
Processing residues
Keywords: Casa de vegetação
Classificação de resíduo
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacao-e-destnacao-de-residuos..pdf184.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace