Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133673
Título: Métodos de pesquisa de comercialização agrícola: o caso do feijão na região de Ouricuri- PE.
Autoria: VIVALLO PINARE, A. G.
HONORIO, A. P. M.
ARAUJO, F. P. de
SILVA, C. A. da
SILVA, P. C. G. da
QUEIROZ, M. A. de
Afiliação: Angel Gabriel Vivallo Pinare, CPATSA; Antonio Pedro Matias Honório, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; Carlos Alberto da Silva, CPATSA; PEDRO CARLOS GAMA DA SILVA, CPATSA; MANOEL ABILIO DE QUEIROZ, CPATSA.
Ano de publicação: 1986
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 24., 1986, Lavras. Uma nova politica agricola? anais. Brasilia, DF: SOBER, 1986.
Páginas: p. 147.
Conteúdo: Apresenta-se os resultados de uma pesquisa de comercializacao de feijao, na regiao de Ouricuri, no alto sertao de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa Agropecuaria do Tropico Semi-Arido (CPATSA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (EMBRAPA). A metodologia usada, permitiu para o feijao, calcular disponibilidade e levantar problemas de mercado e de comercializacao, ao nivel regional e de unidades de producao. A partir dos resultados detidos pela pesquisa, chegou-se a concluir os problemas de disponibilidade do feijao para o consumo regional estao relacionados ao mercado e as funcoes de comercializacao. 1) A dificuldade de transporte, ou entraves burocraticos e ineficiencia dos orgaos oficiais levam os agricultores a venderem sua producao de feijao nas feiras, aos comerciantes e atravessadores pela metade do preco de mercado. 2) A reducao de preco imposta pelos comerciantes e atravessadores nao se refletam no mercado, nem beneficia aos consumidores. Na entressafra os atravessadores, aumentaram os precos do feijao em indices entre duas e tres vezes superiores a inflacao. 3) Nao existe na regiao uma estrutura de armazenamento capaz de atender as necessidades de comercializacao. 4) A unidade de producao dispoe de capacidade de armazenamento para atender as necessidades de consumo interno, embora nao sao utilizados porque os agricultores sao obrigados a vender parte dessa producao para assegurar a sobrevivencia. A partir destas conclusoes propoe-se um sistema de comercializacao repartindo responsabilidades entre o Governo, os atravessadores e as feiras. Tambem propoe-se medidas operacionais e de apoio a producao.
Thesagro: Feijão
Segurança alimentar
Armazenamento
Comercialização
Embalagem
Importação
Mercado
Ouricuri
Preço
Produção
Rendimento
NAL Thesaurus: Rural development
prices
trade
yields
Palavras-chave: Consumo familiar
Pernambuco
Bean
Family
Consumption
Seed sstorage
Package
Production
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID8438.pdf403,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace