Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/134246
Título: Principais doencas da videira e alternativas de controle.
Autoria: TAVARES, S. C. C. de H.
LIMA, M. F.
MELO, N. F. de
Afiliação: SELMA CAVALCANTI CRUZ DE HOLANDA TAVARES, CPATSA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Ano de publicação: 2000
Referência: In: LEAO, P. C. de S.; SOARES, J. M. (Ed.). A viticultura no Semi-Árido brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Arido, 2000.
Páginas: cap. 12, p. 293-346.
Conteúdo: o cultivo da videira vem se expandindo no semi-árido brasileiro. Contudo, o grande avanço da área plantada, hoje, aproximadamente, com 5.000 hectares, as várias fases fenológicas da planta, encontradas de forma simultânea nos pomares, e a importação de novos materiais genéticos, têm favorecido a ocorrência de doenças como oídio, míldio, antracnose, e o surgimento de outras doenças, como "Morte Descendente", causada por Botryodíplodia theobromae, registrada por Tavares et. aI. (1991), e o cancro da videira, causado por Xanthomonas campestris pv. viticola, registrado por Malavolta et. aI. (1998). Visando uma maior estabilidade fitossanitária, a fim de garantir um equilíbrio agrícola da região, ressaltamos, neste capítulo, o enfoque de epidemiologia e controle dos fitopatógenos, lembrando a tendência atual de cultivos mais racionais com enfoque ambiental, trazendo reduções de aplicação de agrotóxicos, principalmente os sistêmicos, para atendimento a um mercado de selo verde.
Thesagro: Uva
Doença
Vitis Vinifera
NAL Thesaurus: grapes
Palavras-chave: Controle
Diseases
Control
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AviticulturanosemiAridoID8877cap.12p.239346.pdf31,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace