Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15427
Título: Novos biótipos de Trichoderma stromaticum, agente de biocontrole da vassoura-de-bruxa de cacaueiro resistentes a radiação ultra-violeta.
Autoria: PINTO, A. D. O. P.
MELO, I. S. de
NASCIMENTO, R. dos S.
Afiliação: Átila Daniel Orteiro Pereira Pinto, PUC-Campinas; ITAMAR SOARES DE MELO, CNPMA; ROSELY DOS SANTOS NASCIMENTO, CNPMA.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Campinas. Anais... Campinas: ITAL, 2007. 5 p.
Conteúdo: A vassoura-de-bruxa causada pelo fungo Crinipellis perniciosa, é uma das mais destrutivas doenças de cacaueiro. Os métodos de controle utilizados atualmente têm se mostrado ineficientes, pois ainda não se dispõem de variedades de cacaueiros resistentes ao patógeno. Uma alternativa que tem suscitado efeitos positivos de controle é o emprego do fungo Trichoderma stromatium, capaz de colonizar os basidiocarpos do patógeno, evitando sua disseminação. Este trabalho teve como objetivo obter mutantes melhorados de T. stromatium capazes de parasitar C. perniciosa e resistentes á radiação ultra-violeta (UV). Três novos mutantes (5.15, 5.06 e 5.02) foram eficientes em parasitar estruturas vegetativas de C. perniciosa e com maior resistência à UV do que a linhagem selvagem (TVC).
Thesagro: Controle Biológico
NAL Thesaurus: Trichoderma stromaticum
Palavras-chave: Vassoura-de-bruxa
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007AA022.pdf433,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace