Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15580
Título: Certificação participativa e gestão ambiental da produção integrada de morango.
Autoria: BUSCHINELLI, C. C. de A.
CALEGARIO, F. F.
BUENO, S. C. S.
LINO, J. S.
PASTRELLO, B. M. C.
RODRIGUES, G. S.
Afiliação: Cláudio César de Almeida Buschinelli, Embrapa Meio Ambiente; Fagoni Fayer Calegário, Embrapa Meio Ambiente; S.C.S.Bueno, CATI; J.S. Lino, Embrapa Meio Ambiente (Estagiário); Bruna M.C. Pastrello, EmbrapaMeio Ambiente (Estagiário); Geraldo Stachetti Rodrigues, Embrapa Labex Europe.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 9.; SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA, 1., 2007, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2007. p.97-101.
Conteúdo: No Brasil, a produção de morangos é de cerca de 100 mil toneladas, em uma área cultivada de 3.500 hectares. Minas Gerais é o maior produtor nacional, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul, sendo caracterizada pelo emprego de alta tecnologia e exigência em mão-deobra, principalmente na época da colheita, que é longa e gera em torno de quatro empregos diretos por hectare (NAPOLEÃO, 2007). Além da questão simplesmente produtiva, a sociedade começa a diferenciar e valorizar produtores que manejam responsavelmente o ambiente e os recursos naturais, como forma de compensação e incentivo pela conservação. Iniciativas de certificação permitem essa compensação do produtor, ao registrar e avaliar a eficácia de investimentos e dedicação a adequadas práticas de manejo. A certificação de qualidade, que busca diferenciar capacidades institucionais padronizadas, auditadas por agentes de terceira parte, é frequentemente de difícil alcance para iniciativas locais e de pequenos produtores familiares (característica de muitos produtores de morango), podendo ser alternativamente concebidos sistemas de certificação participativa e inclusiva para preparação de produtores interessados em ingressar no programa PIF (CAMPANHOLA et al., 2006). Neste contexto, a Embrapa Meio Ambiente desenvolveu o Sistema de Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental de Atividades do Novo Rural (APOIA-NovoRural), um instrumento de gestão ambiental participativo da atividade produtiva, aplicável no âmbito do estabelecimento rural (RODRIGUES; CAMPANHOLA, 2003) e com caráter territorial quando estes são avaliados coletivamente (RODRIGUES et al., 2007b). Nos últimos quatro anos, o sistema vem sendo validado em centenas de estabelecimentos rurais, envolvendo uma variedade de atividades produtivas, tais como: Unidades familiares, Atividades extrativas e Carcinicultura (PB), Estabelecimentos dedicados à Horticultura Orgânica e Convencional, ao Agroturismo, Pesque-pagues e Agricultura Ecológica nas regiões Sudeste e Sul; bem como em estabelecimentos dedicados à Estrutiocultura, Agricultura de Precisão, Produção de Oleaginosas para geração de Biocombustível e Produção Integrada de Frutas em todas as regiões do Brasil (RODRIGUES et al., 2007a, 2007b; RODRIGUES et al., 2006). A estratégia de divulgação inclui a apresentação em cursos de capacitação em produção integrada de frutas como o promovido recentemente para pêssego e ameixa (BUSCHINELLI et al., 2007). O objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia de gestão ambiental participativa e voluntária dirigida aos produtores rurais, de forma a auxiliar a eco-certificação de suas atividades produtivas, tendo como exemplo, a preparação de produtores para ingresso na produção integrada de morango (PIMo).
Thesagro: Morango
Produção Integrada
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007AA074.pdf341,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace