Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160450
Título: Variabilidade espacial de características químicas de um Cambissolo cultivado com mamão no semi-árido do Rio Grande do Norte.
Autoria: MENDES, A. M. S.
DUDA, G. P.
LIMA, J. A. G.
AMORIN, L. B. do
Afiliação: ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; Gustavo Pereira Duda, UFERSA; José Alexsandro Guimarães Lima, INCRA; Laerte Bezerra do Amorim, UFRPE.
Ano de publicação: 2007
Referência: Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campina Grande, v. 7, n. 2, p. 169-174, 2007.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial de atributos químicos de um Cambissolo Háplico léptico (CX), sob cultivo de mamão, por meio da geoestatística. A área amostrada apresentou 43 pontos amostrais, onde foram coletadas amostras de solo, na camada de 0 - 0,2 m, e amostras do tecido foliar. Nas amostras de solo determinou-se pH, CE, Ca, Mg, Na, K, P, C. A partir dessas análises calculou-se a CTC, S, V e PST. Os dados foram avaliados por estatística descritiva e por meio de técnicas geoestatísticas. O coeficiente de variação indicou variabilidade baixa para pH e V (%), e alta para P e CE, enquanto as demais variáveis apresentaram variação alta. A maioria das variáveis apresentaram dependência espacial, sendo o esférico o modelo ajustado a todos os semivariogramas. O efeito pepita teve pequena contribuição na variância total dos dados, indicando forte dependência espacial para todas as variáveis estudadas. Houve pequena variação na distância até onde as características químicas do solo apresentaram dependência espacial.
Thesagro: Fertilidade
Mamão
Solo
Palavras-chave: Geoestatística
Semivariogramas
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1610.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace