Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160844
Título: Divergências morfológicas e de caracteristicas qualitativas nas variedades de uva Itália e Italia melhorada no Submédio São Francisco.
Autoria: FAUSTIN, R. M. E. B.
ALMEIDA, M. B. de
VILAR, F. C. R.
Afiliação: RITA MERCIA ESTIGARRIBIA B FAUSTINO, CPATSA
Mariana Barros de Almeida, CEFET - Petrolina
Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, CEFET - Petrolina.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 3., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: CEFET-CE: SETEC: MEC: REDENET, 2008.
Conteúdo: As variedades de uva Italia e Italia Melhorada são amplamente difundidas no Vale do Submédio São Francisco. Porém, não se sabe a origem da Italia Melhorada. O presente trabalho teve como objetivo comparar morfologicamente as variedades Italia e Italia Melhorada, a fim de constatar as semelhanças e divergências entre elas. Os trabalhos foram realizados na coleção de videira da Embrapa Semi-Árido, localizada na Estação Experimental de Mandacaru, Juazeiro-BA. As avaliações levaram em consideração caracteres morfológicos de folhas e frutos. Para as características de folhas, foram coletadas amostras de quatro plantas das regiões apical, mediana e basal, medindo-se os comprimentos das nervuras denominadas nervura mediana (L1); lateral superior (L2); lateral inferior (L3) e nervura peciolada (L4). Avaliaram-se também as características qualitativas tais como pilosidade, cor, forma do limbo e dos ?dentes?, e número de lóbulos. Em relação às características de frutos, avaliaram-se o comprimento e o diâmetro dos cachos e das bagas, em 10 frutos/planta, coletados em cinco plantas de vinhedos comerciais. Para análise estatística, utilizou-se o delineamento de blocos inteiramente casualizados, onde as plantas foram consideradas repetições. Realizaram-se a análise de variância e a comparação de médias pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados revelaram diferenças significativas apenas em relação aos comprimentos das nervuras L1 nas folhas medianas e L4 nas folhas basais, em que a Italia Melhorada apresentou médias superiores (9,8 e 3,4 cm, respectivamente) às da Italia (7,6 e 2,7 cm, respectivamente). Para a morfologia do cacho, houve diferença significativa em relação ao comprimento do cacho, largura e comprimento das bagas em que a Italia Melhorada apresentou médias superiores (24,7; 30,43 e 25,54 cm, respectivamente) às da Italia (16,1; 26,38 e 23 cm, respectivamente). Nas avaliações referentes aos caracteres qualitativos, não foram observadas diferenças entre as duas variedades.
Thesagro: Uva
Variedade
Vitis Vinifera
NAL Thesaurus: Grapes
Palavras-chave: Videira
Itália
Divergência
Caracterização morfológica
Nordeste
Semi-Árido
Submédio
Vale do São Francisco
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1933.pdf259,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace