Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213094
Título: Determinantes do uso de operações de barter de milho e soja sob a ótica das revendas de insumos agrícolas em Goiás e Mato Grosso.
Autoria: JOHANN, A. R. G.
CUNHA, C. A. da
WANDER, A. E.
Afiliação: ADRIANE REGINA GARIPPE JOHANN; CLEYZER ADRIAN DA CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 55., 2017, Santa Maria, RS. Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento. Brasília, DF: SOBER, 2017.
Conteúdo: O presente trabalho buscou analisar os fatores determinantes para utilização das operações de barter de milho e soja sob a ótica das revendas de insumos agrícolas em Goiás e Mato Grosso no ano de 2015. Foi realizada pesquisa de campo junto a 39 revendas de insumos agrícolas atuantes nos estados brasileiros de Goiás e Mato Grosso. Os resultados mostraram que 51,28% das revendas de insumos agrícolas estudadas de Goiás e Mato Grosso conhecem e utilizam operações de barter. O risco de preço foi identificado como o principal tipo de risco associado a estas operações. As revendas de insumos agrícolas operam de forma semelhante, normalmente, vendendo insumos (sementes, fertilizantes, agroquímicos, dentre outros) diretamente aos produtores rurais e recebendo o pagamento em produto (soja e/ou milho) após a colheita destes.
Thesagro: Comercialização
Milho
Soja
Insumo
Palavras-chave: Restrição de crédito
Troca-troca
Escambo
Goiás
Mato Grosso
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPAF2017aew2.pdf616,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace