Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/256176
Título: Preferência de Apis Mellifera pelos tipos e ou recursos florais de Cucumis melo.
Autoria: SIQUEIRA, K. M. M.
KIILL, L. H. P.
COELHO, M. S.
GAMA. D. R. S.
ARAÚJO, D. C. S.
SILVA, N. C.
SOUZA, M. F. P.
SILVA, M. P.
Afiliação: KATIA M. M. SIQUEIRA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Juazeiro, BA; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA; MARCIA S. COELHO, Bolsista CNPq; D. R. S. GAMA, Graduanda da UNEB; D. C. S. ARAÚJO, Graduando da UNEB; N. C. SILVA, Graduanda da UNEB; M. F. P. SOUZA, Bolsista IC - Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF; M. P. SILVA, Bolsista FUNBIO.
Ano de publicação: 2012
Referência: Mensagem Doce, São Paulo, n. 116, p. 18, maio, 2012.
Conteúdo: A utilização de colméias de Apis mellifera na polinização do meloeiro é uma prática bastante difundida em plantios comerciais. A produção de frutos de boa qualidade está associada a um número de visitas que assegurem a deposição adequada de grãos de pólen nos estigmas. As flores do meloeiro podem ser masculinas ou hermafroditas e os recursos oferecidos podem ser néctar e pólen. O objetivo deste trabalho foi comparar a preferência das abelhas A. mellifera pelos tipos e recursos florais oferecidos pelo meloeiro. O estudo foi realizado em julho de 2010, em área comercial com um hectare, cultivada com melão do tipo amarelo (10/00), localizada no Projeto de Irrigação de Mandacaru, no município de Juazeiro-BA, com irrigação por gotejamento, sem adição de colmeias de Apis mellifera. As observações foram feitas aos 40 dias após plantio. Para o registro dos visitantes florais, observações diárias e simultâneas foram feitas em flores, nos dois tipos florais (n=5 ; n=5 ) do meloeiro. A freqüência e o comportamento dos visitantes, bem como o recurso floral forrageado foram registrados, no período de 05:00h às 18:00h, com cinco repetições por intervalo de observação. O número médio de visitas nas flores hermafroditas (1,18±2,57) foi ignificativamente maior do que nas masculinas (0,74±1,92). Quanto à preferência pelos recursos florais, as visitas para coleta de néctar (1,33±2,64) foram também significativamente maiores do que as de pólen (0,59±1,76). Independente do tipo floral, ocorreu uma concentração de visitas para coleta de pólen no período da manhã e de néctar no período da tarde. Os dados registrados indicam que ambos os tipos florais do meloeiro disponibilizam néctar e pólen ao longo do dia para A. mellifera.
Thesagro: Melão
Polinização
Abelha
Néctar
Pólen
NAL Thesaurus: Pollination
Palavras-chave: Meloeiro
Apis melifera
Melon
Notas: Edição dos Resumos do 5 Congresso Brasileiro de Meliponicultura e 19 Congresso Brasileiro de Apicultura, Gramado, maio 2012.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MensagemDocen.116p.182012.pdf483 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace