Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/308146
Título: Estudos para definição de meios de cultura e métodos de desinfestação de explantes de plantas adultas de erva-mate (Ilex paraguarienses St. Hill).
Autoria: SANTOS, D. C. dos
WENDLING, I.
Afiliação: Wendling, Pesquisador da Embrapa Florestas.
Ano de publicação: 2003
Referência: In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 3., 2003, Chapecó. Anais. [Chapecó]: EPAGRI, 2003. s.3-12.
Conteúdo: Este trabalho é o resultado de uma série de estudos objetivando avaliar os efeitos de diferentes tratamentos (desinfestantes, antioxidantes, bactericidas, reguladores de crescimento e meios de cultura) na desinfestação e no controle da oxidação para o estabelecimento in vitro de explantes de erva-mate (Ilex paraguariensis), procedentes de árvores de 8 anos de idade, de Colombo - PR. A avaliação dos experimentos foi realizada sete dias após sua introdução in vitro, sendo verificadas grandes taxas gerais de contaminação por fungos e bactérias, bem como, a ocorrência de oxidação nos explantes. De forma geral, conclui-se que o hipoclorito de sódio a 1,5%, com tempo de imersão de 30 minutos e o etanol (álcool 70%) a dois minutos em explantes oriundos de brotações de mudas enxertadas foram os que proporcionaram os melhores resultados.
Thesagro: Micropropagação
Palavras-chave: Erva-mate
Ilex paraguarienses
Cultivo in vitro
Notas: Secão: Conservação, Melhoramento e Multiplicação. Feira do Agronegócio da Erva-mate, 1., 2003, Chapecó. Integrar para promover o agronegócio da erva-mate.
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudos.pdf195,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace