Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/327227
Título: Avaliação da recuperação de solo de área de mineração de xisto.
Autoria: SANTOS, J. V. dos
MANGRICH, A. S.
NOVOTNY, E. H.
PEREIRA, B. F.
PILLON, C. N.
Afiliação: JENIFFER VANELLE DOS SANTOS, UFPR; ANTONIO SALVIO MANGRICH, UFPR; ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS; BETANIA FRAGA PEREIRA, FAPEG/CPACT; CLENIO NAILTO PILLON, CPACT.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 31., 2008, Águas de Lindóia. Do petróleo à biomassa: soluções para um mundo melhor?: anais. Águas de Lindóia: SBQ, 2008. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Reservas de xisto ocorrem em diversos estados brasileiros. Um afloramento expressivo é o da Formação Irati, em São Mateus do Sul, PR, onde a mineração do xisto é realizada a céu aberto pela Unidade de Negócios da Industrialização do Xisto (PETROBRAS/SIX). A recuperação da área minerada é feita dispondo-se os subprodutos do processo de mineração (principalmente xisto retortado) nas cavas da mina que são cobertos com o solo da nova frente de mineração . No presente trabalho análises de FTIR, DRUV-VIS, EPR e 13C NMR foram realizadas em amostras de solo natural da região de mineração do xisto (SAN) e solo de recuperação de área minerada (SAR), coletadas em diferentes profundidades: 0 - 5 cm (índice 1); 5 - 25 cm (2); 25 - 50 cm (3); 50 - 75 cm (4); 75 - 100 cm (5); e 100 - 125 cm (6). Devido à presença acentuada de íons paramagnéticos (Fe3+) foram realizados tratamentos com HF a 10% (8 repetições) nas amostra para possibilitar as análises por ressonância magnética (EPR e 13C NMR)1.
Thesagro: Mineração
Recuperação do Solo
Xisto
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-da-recuperacao-de-solo-de-area-de-mineracao-de-xisto-2008.pdf19,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace