Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/336447
Título: Levantamento pedológico do município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais.
Autoria: CALDERANO FILHO, B.
CARVALHO JUNIOR, W. de
CORREIA, J. R.
BRAGA, A. R. dos S.
SPERA, S. T.
PEREIRA, N. R.
CHAGAS, C. da S.
Afiliação: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; JOAO ROBERTO CORREIA, CPAC; ADRIANA REATTO DOS SANTOS BRAGA, CPAC; SILVIO TULIO SPERA, CPAC; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS.
Ano de publicação: 1999
Referência: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 14.; CONGRESO DE LA SOCIEDAD AGRONÓMICA DE CHILE, 50.; CONGRESO NACIONAL DE LA CIENCIA DEL SUELO, 9., 1999, Pucón, Chile. Resúmenes [...] Temuco: Universidad de la Frontera, 1999. p. 247-254.
Conteúdo: O trabalho refere-se ao estudo de solos e a avaliação da aptidão agrícola das terras realizado no município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. O município localizado na região Centro- Oeste do estado, situa-se entre os paralelos 19º22' e 19º35' de latitude sul e os meridianos 49º10' e 49º52' de longitude a oeste de Greenwich. Suas terras abrangem uma superfície de aproximadamente 260.000 ha e, apresentam condições biofísicas bastante favoráveis ao desenvolvimento agrícola sustentado. Trata-se de um levantamento de reconhecimento de baixa intensidade, realizado na escala 1:100.000, seguido da avaliação da aptidão agrícola das terras, executado em parceria pela Embrapa Cerrados e Embrapa Solos, com o objetivo principal de fornecer informações básicas ao poder público local e servir de instrumento para a tomada de decisão no planejamento agrícola do município. Para a confecção dos mapas de solo e aptidão agrícola das terras utilizou-se o sistema de informação geográfica ARCVIEW 3.0. As classes de solos identificadas foram: Latossolo Vermelho-Amarelo (LV), Latossolo Vermelho-Escuro (LE), Latossolo Roxo (LR), Terra Roxa Estruturada (TR), Brunizém Avermelhado (BV), Cambissolo (C), Podzólico Vermelho-Amarelo (PV), Solos Litólicos (R), Solos Petroplínticos (PP), Areias Quartzosas (AQ), Glei Pouco Húmico (HGP) e Solos Aluviais (A). Os grupos de aptidão das terras para lavouras (grupos 1, 2 e 3) perfazem um total de 235.000 ha, representando 90% da área total do município. As terras aptas para utilização com pastagem plantada (grupo de aptidão 4) perfazem 4.200ha, que equivalem a 1,6% das terras do município. As terras com aptidão para silvicultura e/ou pastagem natural (grupo de aptidão 5) ocupam 12.600 ha, correspondendo a 5% da área total. As áreas cujas terras apresentam limitações severas, a tal ponto de torná-las sem aptidão para uso agrícola, abrange 5.000 ha, equivalente a apenas 2% da superfície mapeada. O restante da área é composto por corpos d'água e área urbana.
Thesagro: Reconhecimento do Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Levantamento-pedologico-do-municipio-de-Ituiutaba-1999.pdf88,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace