Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337253
Título: Influência do pousio na recuperação de propriedades físicas de um Cambissolo em ambiente agrícola serrano - Bom Jardim (RJ).
Autoria: MIRANDA, J. P. L. de
SILVA, L. M. da
LIMA, R. L.
DONAGEMMA, G. K.
BERTOLINO, A. V. F. A.
FERNANDES, N. F.
CORREA, F. M.
POLIDORO, J. C.
TATO, G. K.
Afiliação: JOÃO PAULO LIMA DE MIRANDA, UFRJ
LÚCIA MARIA DA SILVA, UFRJ
ROBERTA LAUREANO LIMA, UFRJ
GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS
ANA VALERIA FREIRE ALLEMÃO BERTOLINO, UERJ
NELSON FERREIRA FERNANDES, UFRJ
FABIO MATIAS CORREA, UFRRJ
JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS
GUSTAVO KLOTZ TATO, CNPS.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2008. 1 CD-ROM. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Conteúdo: Ainda há uma necessidade de entender a influência do pousio em propriedades físicas do solo, visto que há no Brasil uma deficiência de estudos desta técnica em longo prazo. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de pousio nas propriedades físicas de um solo em área agrícola serrana de Mata Atlântica. O estudo foi realizado num CAMBISSOLO com as seguintes coberturas: pousios de 2 e 5 anos e mata com 45 anos. Foram coletadas 36 amostras em setembro de 2005 nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-30 cm com 3 repetições para a determinação da porosidade total, macroporosidade, microporosidade, densidade do solo (método da mesa de tensão), e estabilidade de agregados via úmida a partir da metodologia da EMBRAPA.Também foi realizado o ensaio in situ de condutividade hidráulica saturada. Os resultados indicaram que em geral houve maior recuperação das propriedades no pousio 5 anos em relação ao pousio de 2 anos, com destaque para a porosidade total, macroporosidade e condutividade hidráulica saturada. A partir do conjunto das propriedades avaliadas, observou-se que o pousio 2 anos apresentou maior degradação do que o pousio de 5 anos, sendo possível entender que 5 anos de pousio parece ser um tempo mais apropriado para a recuperação da qualidade física do solo nesse ambiente.
Thesagro: Manejo do Solo
Palavras-chave: indicadores físicos do solo
agricultura migratória
Mata Atlântica
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab3565321.pdf299,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace