Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/348318
Título: Flutuação populacional de Anastrepha spp. (Diptera: Tephritidae) em pomar de goiabeira (Psidium guajava L.) no distrito de Fazendinha, Macapá-AP.
Autoria: DEUS, E. da G. de
SILVA, R. A. da
Afiliação: EZEQUIEL DA GLÓRIA DE DEUS, Bolsista de iniciação científica nível superior UNIFAP; RICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3., 2007, Macapá. Livro de resumos. Macapá: SETEC, 2007. p. 31.
Conteúdo: O conhecimento da dinâmica populacional de insetos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias em programas de controle das espécies-praga. O objetivo deste trabalho foi estudar a flutuação populacional das espécies mais frequentes de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) e as variáveis que influenciam no tamanho de suas populações, no Distrito de Fazendinha, Macapá, Estado do Amapá. Em um pomar de goiabeira composto por cerca de 100 plantas com aproximadamente três anos de idade, com espaçamento de cinco metros entre plantas e cinco metros entre fileiras, foram instaladas quatro armadilhas tipo McPhail, contendo como isca proteína hidrolisada de milho a 5%. A inspeção das armadilhas foi realizada semanalmente, no período de outubro de 2006 a março de 2007. Os frascos contendo o material coletado foram conduzidos ao Laboratório de Entomologia da Embrapa Amapá, onde as moscas-das frutas foram triadas, quantificadas e identificadas. Para identificar as possíveis relações das populações de tefritídeos com fatores climáticos foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson (regressão linear Simples) ao nível de significância de 5%. Para estabelecer as relações entre a densidade populacional de moscas-das- frutas e as fases de maturação dos frutos adotou-se uma escala numérica (O = ausência de frutos, 1 = frutos imaturos, 2 = frutos em maturação e 3 = frutos maduros), sendo os dados obtidos analisados por meio de gráficos do Microsoft Excel. Foram identificadas seis espécies de moscas-das- frutas: A. antunesi Lima, A. distincta Greene,·A. fraterculus (Wiedemann), A. striata Schiner, A. oblíqua (Macquart) e Anastrepha sp.. Através da análise de correlação não foi possível identificar significância entre os fatores climáticos (temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar) e a flutuação populacional de moscas-das-frutas. No entanto, a população foi influenciada diretamente pela disponibilidade do hospedeiro (goiaba). A. striata foi a espécie predominante.
Thesagro: Praga de planta
Goiaba
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2007FlutuacaopopulacionaldeAnastrephaspp.pdf324,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace