Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395166
Título: Mudanças tecnológicas em pequenas propriedades que utilizam sistemas de regeneração de capoeira: microrregião Bragantina-PA.
Autoria: CONTO, A. J. de
GALVÃO, E. U. P.
HOMMA, A. K. O.
CARVALHO, R. de A.
FERREIRA, C. A. P.
OLIVEIRA, R. F. de
MENEZES, A. E. A. de
Afiliação: ANTONIO JOSÉ DE CONTO, CNPF; EXPEDITO UBIRAJARA PEIXOTO GALVÃO, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; RUI DE AMORIM CARVALHO, CPATU; CELIO ARMANDO PALHETA FERREIRA, CPATU; RAIMUNDO FREIRE DE OLIVEIRA, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU.
Ano de publicação: 1999
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguaçu, PR. Anais. Brasília, DF: SOBER, 1999.
Páginas: p. 236.
Conteúdo: O estudo foi realizado visando identificar o processo de mudanças nos sistemas produtivos junto a pequenos produtores que tradicionalmente utilizam o sistema de capoeiras no processo produtivo. Esses sistemas são considerados como sistemas agroflorestais na medida em que se valem de espécies florestais como fatores de recuperação das áreas após um ou mais ciclo de cultivos. As propriedades visitadas para a coleta dos dados fazem parte de um grupo ligado à Associação de Produtores do Araial São João, na região Bragantina, PA, que tradicionalmente cultivam caupi e mandioca. Nos últimos anos esse grupo de produtores passou a conviver com sistemas de cultivos, em especial na cultura de caupi, que envolviam o uso de equipamentos não tradicionais (tratores e trilhadeiras) e o uso de fertilizantes químicos. Pela análise dos dados foi possível observar que o processo tecnológico usado no cultivo de caupi, tendo como base a introdução da mecanização no preparo do solo e uso de fertilizantes, não proporcionam margens suficientes de lucros para justificar seu emprego. No entanto, pode-se observar que entre as razões que levam os produtores a adotarem essas alternativas tecnológicas ao invés de se manterem no sistema tradicional, que em muitos casos era economicamente mais viável, está associado ao menor esforço físico exigido pelo sistema introduzido. Esse fato era mais relevante no caso das pessoas mais idosas, que podiam se manter na atividade sem depender tanto de serviços braçais. Ficou evidenciado, nas propriedades analisadas, que a disponibilidade de terra não foi um fator restritivo à renda familiar, embora o estudo mostre que os produtores que dispunham de menos terra tenham buscado complementar sua renda em atividades fora da propriedade.
Thesagro: Agricultura Familiar
Cultivo Anual
Pequeno Produtor
Renda Familiar
Sistema de Cultivo
NAL Thesaurus: Amazonia
annuals
cropping systems
family farms
farm income
small farms
Palavras-chave: Nordeste paraense
Brasil
Notas: Editado por Danilo R.D. Aguiar e J.B. Pinho.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab206.pdf45,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace