Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401682
Título: Dinâmica comparada da substituição das pastagens cultivadas e de sua densidade econômica no arco norte da pecuarização do Brasil.
Autoria: IGREJA, A. C. M.
FILGUEIRAS, G. C.
HOMMA, A. K. O.
MARTINS, S. S.
Afiliação: Abel Ciro Minniti Igreja, Instituto de Zootecnia; Gisalda Carvalho Filgueiras, BASA; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; Sônia Santana Martins, IEA.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 42., 2004, Cuiabá. Dinâmicas setoriais e desenvolvimento regional: artigos completos. Cuiabá: SOBER: UFMT, 2004.
Páginas: Não paginado.
Conteúdo: Avalia comparativamente indicadores de substituição das pastagens cultivadas na Região Amazônica mais sujeitas à reconversão de áreas para pastos (Estados do Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso) com a evolução dos indicadores de sua respectiva densidade econômica, por tamanho de estabelecimento rural. A metodologia utilizada implica a utilização combinada de duas fronteiras, analisadas graficamente: a) uma fronteira da substituição de áreas (de pastagens cultivadas por outros usos do solo) e; b) uma segunda fronteira, que é a variação de relativos da densidade-valor da pecuária, em relação à Área Total Recenseada (ATR). Os resultados não se mostraram uniformes, havendo um ponto em comum para os Estados de Rondônia e Mato Grosso (curva da densidade-valor acima da curva de substituição para os estabelecimentos pequenos a médios), bem como para os Estados do Acre e do Pará, que revelaram uma tendência de a fronteira da densidade-valor se localizar sistematicamente abaixo da fronteira de substituição de áreas. Em termos gerais, pode-se afirmar que, para o espectro relevante da estrutura da produção da pecuária (grandes estabelecimentos), a fronteira da densidade-valor mostrou-se abaixo da fronteira da substituição de áreas. Levando-se em conta os resultados de levantamentos econômicos recentes levados a efeito por alguns autores, que mostram uma rentabilidade bastante favorável das atividades pecuárias na Região Amazônica, os resultados do presente trabalho parecem indicar que os movimentos alocativos mais que proporcionais da área das pastagens cultivadas em relação à densidade-valor, verificados até meados da década de 90 apresentam objetivos múltiplos, que vão além da produção pecuária em si mesma (abertura de áreas para consolidação da própria atividade pecuária, conversão para lavouras, consolidação de ativos patrimoniais, envolvendo a expulsão de populações nativas, etc)
Thesagro: Economia
Pecuária
Pastagem
Palavras-chave: Efeito-substituição
Brasil
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
02O109.pdf193,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace