Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKAMINSKI, P. E.
dc.contributor.authorTONINI, H.
dc.contributor.authorMOURÃO JUNIOR, M.
dc.contributor.authorSCHWENGBER, L. A. M.
dc.date.accessioned2018-01-24T22:11:05Z-
dc.date.available2018-01-24T22:11:05Z-
dc.date.created2009-04-03
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DO PROJETO KAMUKAIA MANEJO SUSTENTÁVEL DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS NA AMAZÔNIA, 1., 2008, Rio Branco, AC. Anais... Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410241-
dc.descriptionAtualmente inúmeros trabalhos têm demonstrado o potencial de mercado para produtos florestais não-madeireiros (PFNMs). Algumas espécies, como a castanheira (Bertholletia excelsa), possuem um mercado estabelecido, devido ao elevado valor da amêndoa, e são importantes para a transformação do modo de uso da terra na Amazônia. Os PFNM s permitem estabelecer um equilíbrio entre a segurança alimentar das populações, geração de emprego e renda e uso racional dos recursos naturais. Também são alternativas para reduzir o desmatamento e manter a floresta em pé. Embora a Floresta Amazônica apresente elevada diversidade biológica, o conhecimento sobre o potencial dessa diversidade e de seus produtos é ainda empírico e pouco difundido. Para o uso racional dessa diversidade é importante que o conhecimento tradicional esteja associado à pesquisa, ao comércio e à expansão do mercado para esses produtos. Segundo Vázquez-Yanes e Aréchiga (1996), a ampliação do conhecimento sobre espécies florestais é um requisito fundamental para a difusão e uso em plantios e em sistemas agroflorestais. A caracterização biométrica de frutos e sementes pode fornecer subsídios importantes para diferenciar espécies do mesmo gênero (CRUZ, 2005), populações de uma mesma espécie, ou a geração de ideótipos para uma espécie, permitindo a determinação de características chaves relacionadas a um caráter de importância econômica (LEAKEY et al., 2000). Estas informações são pré-requisitos essenciais para a seleção de germoplasma e o estabelecimento dos programas de pré-melhoramento que visam incorporar espécies nativas em plantios comerciais. O objetivo do presente trabalho foi estudar as características biométricas do fruto e da semente de duas populações de castanheira visando caracterizar as populações quanto a estes parâmetros e avaliar a possibilidade de usar estas características para diferenciá-las.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRoraima
dc.subjectBrasil
dc.titleBiometria de frutos de Bertholletia excelsa H.B.K. em Roraima.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-24T22:11:05Zpt_BR
dc.subject.thesagroBertholletia Excelsapt_BR
dc.subject.thesagroCastanhapt_BR
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.thesagroProdução Florestalpt_BR
dc.subject.thesagroRecurso Naturalpt_BR
dc.subject.nalthesaurusAmazoniapt_BR
dc.description.notesDisponível também on-line.
dc.format.extent2p. 45-52.
riaa.ainfo.id410241
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-24
dc.contributor.institutionPAULO EMILIO KAMINSKI, CPAF-RR; HELIO TONINI, CPAF-RR; MOISES CORDEIRO MOURAO DE O JUNIOR, CPATU; Luís Augusto Melo Schwengber, graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Roraima.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kamukaia1.pdf824,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace