Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473555
Título: Metodologia de inoculação e proteção cruzada de Verticillium albo-atrum Reinke & Bert. em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.).
Autoria: PINTO, N. F. J. de A.
Afiliação: EMBRAPA/CNPMS.
Ano de publicação: 1978
Referência: 1978.
Páginas: 38 f.
Conteúdo: O autor estudou diferentes metodos de inoculacao de Veticillium albo-atrum em tomateiro, para subsidiar o desenvolvimento de trabalhos, visando a obtencao de resistencia a murcha de Verticillium. Tambem estudou protecao cruzada entre 2 isolados, com diferentes graus de patogenicidade. Os trabalhos foram conduzidos em casa de vegetacao com controle parcial de temperatura. Os metodos de inoculacao foram conduzidos em epocas diferentes e nao puderam ser estatisticamente comparados. O metodo de mergulho de raizes, em suspensao conidial, mostrou-se muito drastico, com plantas enfezadas e precocidade na exteriorizacao de sintomas. Possivelmente se mostrara o melhor quando for comparado simultaneamente com os metodos de infestacao do solo com conidios e infestacao de sementes com microesclerodios. Contudo, a afirmativa e puramente especulativa. A interacao dos dois isolados de V. albo-atrum promoveu alto nivel de protecao cruzada em tomateiro, quando o isolado pouco patogenico teve sua concentracao conidial 10 e 100 vezes maior que a do isolado muito patogenico.
Thesagro: Doença
Inoculação
Tomate
NAL Thesaurus: Verticillium albo-atrum
Palavras-chave: Inoculation
Disease
Notas: Diisertação (Mestrado em Fitopatologia) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
nicesio.pdf22,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace