Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48148
Título: Avaliação de diferentes combinações genotípicas para polimorfismo no gene u-calpaína e calpastatina associados com a maciez da carne em bovinos da raça Nelore.
Autoria: CARVALHO, M. E.
ELER, J. P.
AFAZ, A. L. M.
FERRAZ, J. B. S.
REGITANO, L. C. de A.
MEIRELLES, F. V.
BALIEIRO, J. C. de C. A.
Afiliação: FZEA/USP
JOANIR PEREIRA ELER, FZEA/USP
FZEA/USP
FZEA/USP
LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE
FZEA/USP
FZEA/USP.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CARNES, 4., 2007, Campinas, SP. Mercado do Século XXI: qualidade, segurança alimentar, certificação e rastreabilidade - Anais... Campinas: ITAL: CTC, 2007.
Páginas: p. 253-255.
Conteúdo: Por muito tempo a carne bovina foi comercializada como um produto tendo a única opção relacionada à qualidade, os cortes comumente conhecidos. No entanto, as exigências atuais dos consumidores não estão restritas somente a esta característica, e cada vez mais buscam novos produtos de maior qualidade. Assim, é crescente o movimento dos agentes da cadeia em busca de alternativas. Uma das maneiras utilizada para promover a diferenciação, é a busca por qualidades intrínsecas do produto final. Variações genéticas que possam ser associadas com características de qualidade da carne e que garantam maior satisfação aos consumidores, vêm assumindo papel de destaque por parte de pesquisadores do mundo inteiro. Entre essas características, a maciez da carne é sem dúvida, uma das mais importantes. Portanto, existe grande interesse pela seleção de animais cuja genética seja favorável a maior maciez da carne, particularmente em animais de orígem Bos indicus, que representam a base da produção de carne no Brasil. Estudos têm evidenciado que as proteases neutras ativadas por íons de cálcio, denominadas calpaínas e seu inibidor enzimático, a calpastatina, são parcialmente responsáveis pela proteólise pos mortem, conduzindo ao aumento progressivo da maciez da carne. Polimorfismos no gene da ~-calpaína já foram reportados por PAGE et ai,(2004), CASAS et al (2005), WHITE et al, (2005), CASAS et al (2006) e no gene da calpastatina por SCHENKEL et al, (2006), influenciando significativamente a maciez da carne em trabalhos com raças taurínas e alguns cruzamentos. No entanto, estudos da utilização de polimorfismos em genes ligados à maciez da carne em animais da raça Nelore, ainda são pouco explorados.
Thesagro: Carne
Gado de Corte
Gene
Polimorfismo
Palavras-chave: u-calpaína
Calpastatina
Maciez
Avaliação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCILCAR2007.00243.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace