Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48506
Título: Ensaio de proficiência para laboratórios de nutrição.
Autoria: SOUZA, G. B. de
DEL SANTO, V. R.
BARIONI JUNIOR, W.
NOGUEIRA, A. R. de A.
PICCHI, C. M. C.
VINHOLIS, M. de M. B.
Afiliação: GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE; VICTOR ROGERIO DEL SANTO, CPPSE; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE; CRISTINA MARIA CIRINO PICCHI, CPPSE; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA TENCOLÓGIA, 2008, João Pessoa. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: Os desafios para instituições tecnológica: anais. João Pessoa: ABIPTI, 2008. 1 CD-ROM.
Páginas: p.1-13.
Conteúdo: Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal (EPLNA) foi empregado com o objetivo de avaliar a variabilidade dos resultados analíticos e o desempenho de laboratórios de nutrição animal. A estrutura e a normatização foram planejadas em conformidade com protocolos internacionais para laboratórios analíticos. São reportados e discutidos os resultados referentes ao ano de 2007 do EPLNA. Participaram do ensaio 44 laboratórios provenientes de instituições de pesquisas estaduais, universidades federais e estaduais e empresas privadas. Foram avaliados os resultados referentes aos ensaios de matéria seca, digestibilidade ?in vitro? da matéria seca, fibra em detergente ácido, fibra em detergente neutro, proteína bruta, extrato etéreo, lignina, cinzas, nitrogênio não protéico, nitrogênio insolúvel em detergente neutro, nitrogênio insolúvel em detergente ácido e os macro e micro nutrientes (Ca, P, Mg, K, S, Cu, Fe, Mn, Zn e Na). Foram realizadas quatro rodadas, sendo que cada lote era constituído de uma amostra de forrageira, uma amostra de alimento concentrado e de uma amostra de mistura mineral. O projeto estatístico empregado para a avaliação do desempenho dos laboratórios, seguiu os conceitos recomendados pelas normas ABNT ISO/IEC GUIA 43-1, sendo adotada a técnica estatística do índice z. Para o estudo dos valores designados foram considerados os valores de consenso dos laboratórios participantes, sendo utilizada a média e o desvio padrão. Foi observado o valor 78,8% como índice de desempenho médio dos laboratórios com conceito satisfatório. Para avaliação da variabilidade interlaboratorial, foi empregado o coeficiente de variação (cv), sendo observado valores médio do cv igual a 33,4%; 37,2% e 37,5%; respectivamente para as análises das amostras de volumosos, concentrados e de mistura mineral.
Thesagro: Nutrição Animal
Palavras-chave: Ensaio de proficiência
Controle da qualidade
Acreditação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EnsaioProficiencia.pdf8,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace