Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485877
Título: Teores de ácidos graxos voláteis e acido láctico das silagens de girassol (Helianthus annuus L.) tratadas com aditivos em seis diferentes épocas de abertura.
Autoria: PORTO, P. P.
SALIBA, E. de O. S.
GONCALVES, L. C.
RODRIGUEZ, N. M.
BORGES, I.
RODRIGUES, J. A. S.
STEHLING, C. A. do V.
FREITAS, G. A. R.
Afiliação: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Ano de publicação: 2002
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 39., 2002, Recife. A produção animal e a sociedade brasileira: anais. Recife: UFRPE: SBZ, 2002.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de acidos organicos das silagens de tres genotipos de girassol (M734, Rumbosol 91 e variedade V2000) enriquecida com os seguintes aditivos 0,5% de ureia (U); 0,5% de carbonato de calcio (CC); 0,5% de ureia mais 0,5 de carbonato de calcio (U*CC); inoculante bacteriano (IB) comercial. Também foi ensilado material original sem aditivos que serviu como silagem testemunha (T), sendo utilizados 180 silos de laboratorio de PVC, os quais foram abertos nos dias: um, tres, cinco, sete, 28 e 56 dias. Foram determinados os teores dos acidos lactico, acetico, propionico e butirico por cromatografia gasosas. As silagens com aditivos tiveram a concentracao de acido lactico diminuida significativamente no intervalo para o dia 56 e, com excecao do M734, foram menores que a silagem T, chegando a não ser detectado acido lactico nas silagens do Rumbosol 91 tratados com U, CC, e UCC. Somente as silagens com U*CC foram consistentes em alterar os teores de acido butirico no dia 56 para todos os genotipos (3,62%; 2,73% e 1,69% para o V2000, Rumbosol 91 e M734, respectivamente). O uso do CC elevou a concentracao de acido propionico para 1,39% no ultimo dia de abertura no Rumbosol 91. Sua associacao com ureia resultou em aumento do teor de acido propionico nas silagens do V2000 (0,84%) e do Rumbosol 91 (1,32%). Os aditivos utilizados neste experimentos nao promoveram melhores quanto aos teores dos acidos organicos analisados nas silagens de girassol.
Thesagro: Girassol
Uréia
Palavras-chave: Carbonato de calcio
Inoculante bacteriano
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoresacidos.pdf35,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace