Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512708
Título: Caracterização dos principais solos do município de Coruripe, Alagoas.
Autoria: SILVA, A. B. da
GOMES, E. C.
ACCIOLY, L. J. de O.
SILVEIRA, H. L. F. da
SILVA, D. F. da
Afiliação: ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; ELMO CLARCK GOMES, ENG. AGRÔNOMO - AUTONOMO; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; HILTON LUIS FERRAZ DA SILVEIRA, CNPS; DAVI FERREIRA DA SILVA, CNPS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A caracterização e a espacialização dos solos constituem informações fundamentais para avaliar o seu comportamento sob diferentes tipos de exploração. Este estudo teve como objetivos realizar o levantamento de solos do município (escala 1:100.000) e disponibilizar informações sobre as características dos solos, visando subsidiar o planejamento agroambiental do município. Coruripe localiza-se na Mesorregião Geográfica do Leste Alagoano e tem como atividade principal o cultivo de cana-de-açúcar. A descrição dos perfis e a classificação dos solos foram feitas de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Neste estudo foram mapeadas as classes Latossolo, Argissolo, Espodossolo, Gleissolo, Neossolo Quartzarênico, Organossolo e Solos Indiscriminados de Mangue. Nas unidades de mapeamento LAd (Latossolos) e PAd1 a PAd4 (Argissolos) os solos ocorrem em relevo plano e suave ondulado, são profundos, bem drenados e apresentam baixa fertilidade. Corrigindo a deficiência de fertilidade esses ambientes tornam-se bastante produtivos. Nas unidades PACd1 e PACd2 os Argissolos Acinzentados apresentam fertilidade muito baixa, pouca retenção de umidade e drenagem deficiente, portanto, são ambientes com baixo potencial agrícola. Na unidade PVAd os Argissolos com predomínio de relevo forte ondulado apresentam alto risco de erosão e devem ser destinados à preservação ambiental. Fazendo-se a drenagem e corrigindo-se a fertilidade dos solos, as unidades GXd1 e GXd2 (Gleissolos) passam a apresentar alto potencial para produção de hortaliças, cana-de-açúcar e pastagens. As unidades ESKo (Espodossolo), OJs (Organossolo) e SM (Solos de Mangue) apresentam problemas de fertilidade, drenagem deficiente e horizonte sulfúrico. São ambientes de baixo potencial agrícola e devem ser destinados para preservação ambiental. A unidade RQog (Neossolo Quartzarênico), em função da fertilidade natural muito baixa e problemas de drenagem, apresenta potencial muito baixo para lavouras.
Palavras-chave: Ambientes
Caracterização
Potencial
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacao-dos-principais-solos-do-municipio-de-Coruripe-2009.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace