Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513266
Título: Interação do alumínio com as frações orgânicas de Organossolos em ambientes altimontanos e de várzea.
Autoria: EBELING, A. G.
PEREZ, D. V.
ANJOS, L. H. C. dos
PEREIRA, M. G.
VALLADARES, G. S.
Afiliação: ADIERSON GILVANI EBELING, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; GUSTAVO SOUZA VALLADARES, CNPM.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A matéria orgânica do solo (MOS) é parte de um sistema dinâmico influenciado por vários fatores, como clima, conteúdo de argila, mineralogia e sistemas de manejo. Nos Organossolos o ambiente de formação (várzeas vs. altitude) afeta as transformações e a evolução da MOS. As formas de ligação forte entre a MOS e o Al devem ocorrer predominantemente em ambientes com altos conteúdos de SHs. Sendo assim os objetivos deste trabalho foram testar diferentes extratores e métodos para determinação do Al e avaliar a relação entre o Al e as SHs em dois ambientes de formação de Organossolos. O CuCl2 extraiu maiores quantidades de Al quando comparado com o KCl. Os maiores teores de hidrogênio nos Organossolos interferem na quantificação do Al no método por titulação. O método do alaranjado de xilenol mostrouse eficaz na quantificação do Al comparado ao ICPOES. Nos ambientes de altitude, a maior parte do Al nos Organossolos parece estar complexado com a MOS, principalmente com a fração ácido húmico.
Palavras-chave: Ácidos húmicos
Ácidos fúlvicos
Complexação
Alaranjado de xilenol
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interacao-do-aluminio-com-as-fracoes-organicas-de-Organossolos-2009.pdf181,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace