Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513386
Título: Os solos e a cultura do arroz.
Autoria: SANTOS, H. G. dos
FIDALGO, E. C. C.
COELHO, M. R.
AGLIO, M. L. D.
SANTOS, A. B. dos
Afiliação: HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; MARIO LUIZ DIAMANTE AGLIO, CNPS; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho é apresentar a distribuição dos solos no Brasil e descrever suas principais características, potencial e limitações para a cultura do arroz irrigado e de terras altas. Os solos mais usados para o cultivo do arroz de terras altas são os Latossolos, Argissolos e Nitossolos, classes que abrangem aproximadamente 59% do território brasileiro. O arroz irrigado por inundação é cultivado em condições variadas de hidromorfismo, encontrada nos solos que ocupam, em geral, áreas sedimentares baixas, de várzeas ou terraços. Nestes ambientes podem ocorrer Planossolos, Gleissolos, Chernossolos, Vertissolos, Organossolos, Cambissolos, Espodossolos, Neossolos Flúvicos e Neossolos Quartizarênicos hidromórficos.
Thesagro: Arroz Irrigado
Palavras-chave: Arroz de terras altas
Classes de solos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os-solos-e-a-cultura-do-arroz-2009.pdf174,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace