Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573015
Título: Variabilidade espacial da densidade do solo e dos estoques de carbono em um Planossolo submetido a arações e gradagens sucessivas.
Autoria: SANTOS, F. M.
SILVA, R. B. da
CAVALINI, R. M.
SILVA, I. K. S. da
GREGO, C. R.
TURETTA, A. P. D.
BALIEIRO, F. de C.
CHAER, G. M.
Afiliação: FELIPE MARTINI SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; ROGÉRIO BASTOS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RUAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; RODRIGO MENDES CAVALINI, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; INGRID KELLY SANTANA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; CELIA REGINA GREGO, CNPM; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; GUILHERME MONTANDON CHAER, CNPAB.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar o impacto da degradação do solo, induzida por arações e gradagens sucessivas aplicadas em um Planossolo Háplico sobre a densidade do solo, o teor e o estoque de C. Sessenta dias após a aplicação dos distúrbios procedeu-se a amostragem sistemática (grid 20x20 m) em parcelas degradadas (D) e não- degradadas (ND). A degradação tendeu a aumentar a densidade do solo na camada mais superficial do solo, mas não causou mudanças significativas nos teores e estoques de C do solo. No entanto, foi observado aumento sistemático em profundidade dos teores e estoque de carbono em ambos os tratamentos. Esse aumento de C em profundidade pode estar relacionado ao aumento do teor de argila ao longo do perfil, fato característico dos Planossolos. A análise geoestatística dos dados indicou a existência de dependência espacial dos atributos do solo estudados nas camadas de 0-5, 5- 10 e 10-20 cm de profundidade, fato não observado na camada de 20-40 cm. Este fato demonstra que camadas mais profundas do solo sofrem menores interferências dos manejos, e que a variabilidade das propriedades do solo nessas camadas é mais associada à gênese do próprio horizonte do solo. Este conhecimento prévio da variabilidade no campo experimental é fundamental para a definição de esquemas de amostragem destas variáveis.
Thesagro: Solo Arenoso
Palavras-chave: Matéria orgânica do solo
Variabilidade espacial
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBCS2009TURETTA2510.pdf252,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace