Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574936
Título: Avaliação dos impactos econômico, social e ambiental de ações de pesquisa e transferência de tecnologia de irrigação de pastagens.
Autoria: MENDONCA, F. C.
VINHOLIS, M. de M. B.
SIMÕES, M. A. R. e
REZENDE, M. de
COLOMBO JÚNIOR, C. N.
Afiliação: FERNANDO CAMPOS MENDONCA, CPPSE; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; MARCELO AUGUSTO ROSSI E SIMÕES, CPPSE; MARCELO DE REZENDE, CONFEPAR/LONDRINA; CLAUDOVEU NICOLA COLOMBO JÚNIOR, CONSULTOR AUTÔNOMO/POTIRENDABA, SP.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 47., 2009, Porto Alegre. Desenvolvimento rural e sistemas agroalimentares os agromegócios no contexto de integração das nações: anais. Porto Alegre: Sober, 2009.
Conteúdo: Neste trabalho foram avaliados os impactos econômico, social e ambiental de ações integradas de pesquisa e transferência de tecnologia para elaborar projetos e realizar o manejo da irrigação de pastagens. As ações incluem a capacitação e a tutoria de extensionistas, e a disponibilização de planilhas eletrônicas de projeto e manejo. A avaliação dos impactos social e ambiental foi realizada por meio de planilhas eletrônicas sistema Ambitec, alimentadas com dados dos adotantes da tecnologia nos Estados de SP e PR.. O impacto econômico foi avaliado comparando-se o custo total de irrigação (CTI) de três tipos de sistema de irrigação por aspersão (convencional semiportátil, convencional fixo e malha). O sistema convencional semiportátil tem custos de aquisição e implantação e de manutenção 78,6% e 40% inferiores aos custos da aspersão em malha, respectivamente. Porém, o sistema em malha tem custos de mão-de-obra e de energia em 81% e 51% inferiores, respectivamente, em relação ao sistema convencional semiportátil, o que reduz em 54% o CTI. A conversão de sistemas de aspersão convencional fixa para aspersão em malha resulta em custos de aquisição, implantação e manutenção similares, mas reduz os custos de mão-de-obra e de energia elétrica em 67% e 65%, respectivamente, e resulta em um CTI 51% menor. Os resultados obtidos na avaliação de impactos social e ambiental mostram um índice geral de impacto de 2,24 para a tecnologia (escala de +15 a ?15). Os aspectos de maior peso na composição do índice foram Capacitação, Geração de renda e Dedicação e perfil do responsável. O resultado reflete a importância do treinamento de extensionistas para a compreensão das tecnologias transferidas aos produtores, e o impacto positivo que a irrigação de pastagens promove na produtividade, proporcionando rentabilidade com maior regularidade da produção durante o ano. Destaca-se a importância do engajamento do produtor, com vantagem para as propriedades de natureza familiar.
Thesagro: Irrigação
Impacto social
Palavras-chave: Produção de leite
Impactos econômico
Pastagens
Pastejo rotacionado
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliasocial.pdf145,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace