Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575895
Título: Análise da variabilidade genética de Botryosphaeria spp, um dos agentes causadores da morte descendente da videira.
Autoria: RUSSI, A.
NALIN, R.
GAVA, R.
QUECINI, V.
GARRIDO, L. da R.
RITSCHEL, P. S.
Afiliação: ANDRÉIA RUSSI, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; RAFAELA NALIN, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; RENATA GAVA, CNPUV; VERA MARIA QUECINI, CNPUV; LUCAS DA RESSURREICAO GARRIDO, CNPUV; PATRICIA SILVA RITSCHEL, CNPUV.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE VITICULTURA Y ENOLOGIA, 12., 2009, [Montevideo]. [Anais...] [Montevideo]: Asociación de Enólogos del Uruguay, 2009.
Páginas: Não paginado.
Conteúdo: O declínio ou morte descendente da videira é uma doença caracterizada pela morte lenta e gradual das partes da planta. Os sintomas consistem em retardamento da brotação, deformação de ramos, presença de manchas cloróticas e folhas pequenas com margens necrosadas, além de redução drástica no vigor, secamento de ramos e morte da planta1. Dentre os agentes causadores do declínio na videira, destaca-se o fungo Botryosphaeria spp.. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar a variabilidade genética de diferentes isolados do fungo Botryosphaeria spp., pertencentes a coleção mantida pelo Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Uva e Vinho, visando complementar o trabalho de identificação morfológica das espécies que ocorrem no Brasil.
Thesagro: Viticultura
Uva
Doença de planta
Fungo
Genética
Palavras-chave: Declínio da videira
Variabilidade genética
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID11782.pdf104,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace