Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577780
Título: Influência genotípica nas interações magnésio e manganês na soja.
Autoria: MOREIRA, A.
MALAVOLTA, E.
CASTRO, C. de
FAGERIA, N. K.
Afiliação: ADONIS MOREIRA, CPPSE; E. MALAVOLTA, CENA/USP, PIRACICABA, SP.; CESAR DE CASTRO, CNPSo; NAND KUMAR FAGERIA, CNPAF.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 5.; MERCOSOJA 2009, Goiânia. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2009. p. 124. Editado por Adilson de Oliveira Júnior, Odilon Ferreira Saraiva, Clara Beatriz Hoffmann Campo, César de Castro.
Conteúdo: Plantas com características genotípicas distintas podem apresentar diferenças nos processos que atuam na absorção dos nutrientes. O presente estudo foi constituído de quatro cultivares de soja [IAC15-1 e DM Nobre (semi-tardia) e IAC 17 e FT Estrela (precoce)], sendo distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x2x4, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos por duas doses de Mg (0,1 e 1,0 mmol L-1) e quatro doses de Mn (0, 1, 2 e 5 mmol L-1). Os resultados indicaram que a cultivar IAC 17 foi mais eficiente na absorção de Mg em baixa concentração do mesmo nutriente, enquanto a DM Nobre apresentou os maiores de Mn, independentemente da dose de Mg na solução. Exceto a IAC 15, a exportação dos nutrientes está diretamente relacionada com a produção de grãos.
Thesagro: Glycine Max
Palavras-chave: Variação genotípica
Macronutriente e micronutriente
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIAM2009.00258.pdf32,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace