Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579788
Título: Seleção e Otimização de Primers RAPD para Análise de Diversidade Genética em Pinha (Annona squamosa L.).
Autoria: SOUSA, F. de M.
GOMES, S. O.
SANTOS, M. F. dos
SOUZA, V. A. B. de
SOUZA, V. A. B. de
LIMA, P. S. da C.
Afiliação: FRANCINALVA DE MORAIS SOUSA, UESPI; SULIMARY OLIVEIRA GOMES, UFPI; MICHELLI FERREIRA DOS SANTOS, UFPI; ISIS GOMES DE BRITO SOUZA, UFPI; VALDOMIRO AURELIO BARBOSA DE SOUZA, CPAMN; PAULO SARMANHO DA COSTA LIMA, CPAMN.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 26., 2009, Gramado. Agricultura forte: alimento, energia e meio ambiente. Gramado: CONFAEAB: SARGS, 2009. Ref. T109
Páginas: 3 p.
Conteúdo: O Brasil tem se destacado como grande produtor de frutas, especialmente tropicais e subtropicais. Entre as tropicais, encontra-se a pinha (Annona squamosa L.), conhecida pela qualidade de seus frutos, apresentado um grande incremento na aceitação pelo consumidor e mercado interno. Apesar de sua importância são escassos os trabalhos de melhoramento, inexistindo variedades melhoradas de pinha, havendo necessidade do conhecimento da variabilidade existente para implementação de programa de melhoramento. Os marcadores moleculares surgiram como uma ferramenta importante na determinação da variabilidade e diversidade genética das espécies. O presente trabalho teve como objetivos otimizar a reação de amplificação e selecionar primers RAPD informativos para analise de variabilidade genética em pinha. Para tanto, foi realizada uma otimização da reação variando concentração de MgCl2 (1,0mM e 2,0mM), temperatura de anelamento (31°C e 35°C) e o número de ciclos (40 e 45). Ainda foram testados 59 primers, nos acessos de pinha G08 e G15. Dos quais, 18 produziram fragmentos de maior nitidez de amplificação, em reações otimizadas com 1,0 mM de MgCl2, temperatura de anelamento a 35ºC e com o número de ciclos igual a 45. Os resultados obtidos indicam a presença de diversidade entre os acessos estudados, mostrando que os marcadores RAPD tem potencial para caracterização molecular dos acessos de pinha da coleção da Embrapa Meio-Norte.
Thesagro: Marcador Molecular
Polimorfismo
Palavras-chave: Acesso
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Selecao23809.pdf337,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace