Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/580435
Título: Obtenção de hifomicetos entomopatogênicos a partir de solo de pomares de goiabeira (Psidium guajava L.) no município de Mazagão, AP.
Autoria: LIMA, A. L.
DIAS, J. do S. A.
SILVA, R. A. da
Afiliação: ADILSON LOPES LIMA, CPAF-AP
JUREMA DO SOCORRO AZEVEDO DIAS, CPAF-AP
RICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 11., 2009, Bento Gonçalves. Tecnologia e conservação ambiental: resumos. [Bento Gonçalves]: Sociedade Entomológica do Brasil: IRGA: Unisinos: Fiocruz, 2009.
Conteúdo: Em virtude dos problemas reconhecidamente associados à utilização de inseticidas químicos para o controle de pragas agrícolas, o desenvolvimento de alternativas a essa prática necessita ser considerada, especialmente se o programa de controle estiver inserido em regiões onde. necessariamente, deve-se garantir o equilíbrio do agroecossistema. Nesse contexto, o emprego de agentes fúngicos de controle biológico, como Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana, pode contribuir significativamente, tendo em vista sua comprovada eficácia de controle, facilidade de produção massal em diversos substratos, ampla adaptação a variadas condições ambientais e, praticamente nenhum efeito deletério sobre o ambiente natural. Dessa maneira, o presente trabalho teve por objetivo isolar e caracterizar morfologicamente hifomicetos entomopatogênicos a partir de solo de pomar de goiabeira no município de Mazagão, AP, os quais, posteriormente, serão avaliados quanto à efetividade no controle de imaturos de moscas-das-frutas no Estado do Amapá. O isolamento foi realizado utilizando-se o meio semi-seletivo desenvolvido por Chase et aI. (1986), o qual possibilitou, nas dosagens utilizadas, a recuperação das espécies B. bassiana e M. anisopliae, especialmente. Os isolados de entomopatógenos obtidos foram purificados por meio da técnica de cultura monospórica e, posteriormente, tiveram sua caracterização cultural e morfológica realizada com base no meio de cultura extrato de malte 2%. Em relação aos isolados do gênero Metarhizium, todos são pertencentes a espécie M. anisopliae var. anisopliae. Após caracterização, os isolados foram multiplicados e preservados em frascos de vidro contendo água destilada estéril. Atualmente, os isolados obtidos estão sendo multiplicados e formulados para a realização de testes de patogenicidade contra imaturos da espécie de mosca-das-frutas Anastrepha striata.
Thesagro: Controle biológico
Mosca das frutas
Beauveria bassiana
Fungo
Metarhizium anisopliae
NAL Thesaurus: Amazonia
Palavras-chave: Mazagão
Amapá
Brasil
Goiabeira
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP2009obtencaohifomicetos.pdf472,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace